AERO Magazine
Busca

Oshkosh 2015

Pássaros de guerra

Numa das mais memoráveis edições dos últimos anos, EAA AirVenture promove exibições de gala dos clássicos warbirds


Voo em formação com B-25 sendo escoltado pelos P-40, P-51, TBF Avenger e F4U

A edição 2015 da EAA AirVenture se revelou uma das mais memoráveis dos últimos anos. A feira celebrou os 70 anos do fim da Segunda Guerra com exibições de gala dos famosos warbirds e esbanjou otimismo com a retomada do crescimento da economia norte-americana. O pátio dos pássaros de guerra estava repleto de grandes clássicos, alguns raramente presentes em shows aéreos, como os britânicos de Havilland Mosquito, Avro Lancaster, Supermarine Spitfire e os japoneses Mitsubishi A6M Zero com suas diversas réplicas. Ao lado dos modelos americanos, os estrangeiros proporcionaram uma das mais belas apresentações aéreas de todos os tempos na pacata cidade de Oshkosh. A USAF (Força Aérea dos EUA) ainda levou para a AirVenture o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II, que ficaram expostos ao lado do temido veterano B-52 Stratofortress. Quem também debutou na maior festa da aviação do mundo foi o novo Airbus A350 XWB.

Entre as atrações de Oshkosh estão as acrobacias aéreas realizadas por ícones como Kirby Chambliss. Comemorando os 70 anos do final da Segunda Guerra, diversos warbirds marcaram presença, com destaque para os diversos P-52 Mustang. Durante a encenação do Tora Tora Tora, o F4U Corsair e o Zero realizaram um bem ensaiado dogfight. O Corsair e o Zero foram os dois principais atores das batalhas aéreas na campanha do Pacífico e o público pôde conferir as características de voo de ambos os modelos que rivalizaram pela supremacia dos céus.

Dezenas de aviões estiveram presentes nos shows aéreos de 2015, além dos clássicos da Segunda Guerra, como os P-51 Mustang, P-38 Lightning e B-29 Superfortress, também marcaram presença clássicos da Guerra Fria, como o UH-1 Iroquois e modelos que representam o que existe de mais moderno na aviação militar atual, como o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II, este último fazendo sua estreia em Oshkosh. Os dois jatos stealth estiveram em exposição estática e foram protegidos por um esquema de segurança armado. Quem também fez sua estreia em grande estilo no AirVenture foi o Airbus A350 XWB, que realizou uma exibição de elevada performance atraindo a atenção de todos os presentes, inclusive dos brasileiros levados pela Candiota Operadora.

Textos e fotos Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/09/2015, às 00h00


Mais Feira