AERO Magazine
Busca

Conexão sem precedentes

Aeroporto do México inaugura passarela com ligação para os EUA

Terminal de Tijuana ganha uma ponte que se conecta à cidade de San Diego, do outro lado da fronteira


Historicamente Estados Unidos e México tentam controlar o fluxo migratório entre a cidade mexicana de Tijuana e a norte-americana de San Diego, na Califórnia. Apesar das restrições, os governos de ambos os países autorizaram a construção de uma passarela entre o aeroporto de Tijuana e o subúrbio de San Diego. A ideia é facilitar o trânsito de passageiros entre as duas cidades.

A Cross Border Xpress (CBX) começou a funcionar nessa terça-feira, 9 de dezembro, criando o que os administradores definem como “um cruzamento fronteiriço sem precedentes”. A passarela possui 120 metros de comprimento e parte do aeroporto de Tijuana, localizado a poucos metros da fronteira com os Estados Unidos, chegando a um terminal de passageiros construído no lado norte-americano. Foram investidos mais de US$ 120 milhões na contrução da passarela, que conta com zona de imigração, duty free, casas de câmbio e praça de alimentação.

Por uma tarifa de apenas US$ 18,00 por passageiro, é possível cruzar de um país ao outro em poucos minutos. A construção segue as rígidas normas migratórias de ambos os países, tendo sido projetada em conjunto com o Departamento de Aduanas e Proteção Fronteiriça dos Estados Unidos visando a atender com segurança e eficiência os mais de dois milhões de passageiros anuais do aeroporto de Tijuana.

A CBX acredita que a passarela será uma opção atraente para quem necessita cruzar constantemente a fronteira, especialmente para passageiros com destino ao aeroporto de San Diego, localizado a pouco mais de 20 milhas ao norte.

Redação
Publicado em 10/12/2015, às 09h00 - Atualizado às 11h25


Mais Notícias