Testes em voo

Pás de novo helicóptero da Airbus prometem reduzir ruído

Segundo protótipo da aeronave acaba de realizar sua primeira decolagem na França

Da redação em 27 de Janeiro de 2016 às 17:00

Nem só de jatos de grande porte vive a Airbus. O consórcio europeu também conta com sua divisão de asas rotativas, a Airbus Helicopters, que está desenvolvendo um novo helicóptero, o H160, lançado em 2015. Um importante passo do programa aconteceu nesta quarta-feira. O segundo protótipo levantou voo pela primeira vez. A promessa é de um helicóptero mais econômico e silencioso, que chegará ao mercado em 2018. Um dos segredos do projeto está no desenho das pás do rotor principal, além do motor e da aerodinâmica. 

A aeronave que acaba de decolar se soma ao primeiro protótipo. Ambos dão sequência para a campanha de ensaio em voo, que acontecerá ao longo de 2016. O novo helicóptero de teste está equipado com os motores Turbomeca Arrano, que serão padrão da família H160. O primeiro protótipo acumulava, até o final de 2015, 75 horas de voo, permitindo aos engenheiros validarem algumas características de voo e sistemas.

O H160 utiliza um novo sistema de gestão de energia, batizado Eco Way pela Airbus Group. A tecnolgia garante à aeronave melhor eficiência energética, até 20% superior em relação à geração atual de helicópteros em serviço, segundo estimativa do fabricante. O modelo também possui aerodinâmica refinada, com sua estrutura produzida em materiais mais leves, o que significa redução do consumo de combustível e melhor desempenho em voo.

Aeronave construída em material composto 

Outra tecnologia embarcada no H160 é o chamado Blue Edge, novo perfil das pontas das pás do rotor principal, que, combinado com o rotor tipo Fenestron (aquele em que as hélices estão envoltas pela estrutura da cauda da aeronave), podem reduzir o ruído em até 70%. As pontas dos aerofólios contam com um design “double-swept” capaz de melhorar o chamado blade-vortex interaction (BVI), que ocorre na extremidade das pás de qualquer helicóptero, justamente por terem uma deflexão dupla. A Airbus afirma que o projeto reduz os níveis de ruído exterior em 50% e aumenta a possibilidade de carga no H160 em até 100 kg quando comparado aos modelos equipados com pás de rotor tradicionais, dependendo das condições de voo.

Inegavelmente, o H160 traz uma série de novidades ao segmento, incluindo 68 patentes criadas exclusivamente para o modelo, muitas delas referentes a novos materiais empregados em sua construção. O projeto faz uso extensivo de compósitos, como a estrutura de fibra de carbono, tornando, assim, o H160 o primeiro helicóptero civil totalmente construído em materiais compostos. A estrutura é produzida internamente nas instalações da empresa na Alemanha, enquanto o cone e o rotor de cauda são feitos pela Daher. A substituição de materiais metálicos por compósitos resulta numa estrutura mais leve sem perder robustez, com maior resistência à corrosão e à fadiga. Além de favorecer a modelagem de um design futurista e arrojado.


H160 com novo desenho das pás 

Com um investimento de € 1 bilhão, o H160 deverá ser o substituto do veterano AS365 Dauphin, tendo a difícil missão de não apenas ocupar o lugar de um dos helicópteros mais populares da categoria, como, também, recolocar a Airbus Helicopters no mercado de aeronaves de 5,5 a 6 toneladas, hoje monopolizado pela AgustaWestland, com o Bell 412 e o Sikosky S-76 concorrendo pelo restante do mercado.


 

 


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