AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Pantera K2 é apresentada ao Exército

Aeronave foi apresentada ao Comandante do Exército em Brasília durante avaliação técnico-operacional


O Exército Brasileiro apresentou ao General de Exército Enzo Martins Peri, comandante da Força, no Quartel General do Exército em Brasília (DF), o novo helicóptero Pantera K2 entregue recentemente pela Helibras. A aeronave esteve na capital federal para realizar uma das etapas da missão de avaliação do desempenho do aparelho modernizado.

Em comparação com o modelo anterior, a nova versão obteve um aumento de 400 kg na capacidade de carga paga na operação em área restrita (de 3.900 kg para 4.300 kg), maior velocidade (260 km/h contra 220 km/h) e alcance (660 km contra 550 km).

A avaliação técnico-operacional já registrou mais de 150 horas de voo em 51 dias, passando por diversas localidades brasileiras. A Helibras acompanha a missão junto ao cliente e, na apresentação realizada em Brasília, contou com a presença de uma equipe formada pelo presidente da empresa Eduardo Marson, o gerente do programa de modernização dessas aeronaves, Marco Wagner, o piloto de ensaio Paulo Dória e o mecânico de voo Alésio de Souza Júnior.

Durante a avaliação o Pantera K2 esteve em Manaus (AM), Brasília (DF), Taubaté (SP), entre outras localidades. Na cidade de São Gabriel da Cachoeira, interior do estado do Amazonas, um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em área restrita (selva) para demonstração da potência do novo motor do Pantera K2.

A aeronave seguirá ainda para Campo Grande (MS), onde as atividades de avaliação devem continuar, antes de retornar à base da Aviação do Exército, em Taubaté.

Redação
Publicado em 04/07/2014, às 13h08 - Atualizado às 17h04


Mais Notícias