Infraestrutura

Os aeroportos top 10

Conheça os melhores terminais do mundo segundo a opinião de mais 11 milhões de passageiros de 100 nacionalidades diferentes

Robert Zwerdling em 17 de Outubro de 2011 às 09:57

Fotos: divulgação
Construído sobre uma ilha artificial, o Aeroporto de Hong Kong lidera a lista de melhor do mundo há quase dez anos

Ainfraestrutura aeroportuária ainda representa um dos grandes desafios para a aviação comercial brasileira. O país sofre com falta de pistas ou de pistas em melhores condições, de pátios mais amplos e de terminais de passageiros. Nenhuma das capitais possui sequer aeroportos conectados a linhas de trem ou de metrô e os passageiros ficam reféns de táxis ou de estacionamentos caros e mal estruturados. Uma situação um tanto precária. Principalmente se comparada à realidade dos aeroportos mais bem-administrados do mundo, que vão muito bem, obrigado.

A cada ano que passa, seus gestores anunciam mil e uma novidades, disputando com muita garra a primeira colocação nas pesquisas de opinião que elegem os melhores terminais aeroportuários do planeta, com particular predileção ao ranking da empresa britânica Skytrax, com sede em Londres, o mais respeitado do mundo.

Criado em 1989, o ranking Skytrax premia anualmente os melhores aeroportos e as melhores companhias aéreas do mundo com o World Airport Awards. No último trabalho, os britânicos utilizaram como referência nada menos do que 11,38 milhões de questionários preenchidos por passageiros de mais de 100 nacionalidades em 240 aeroportos.

As pesquisas costumam abordar 39 aspectos que incluem as condições de conforto e funcionalidade nas áreas de checkin, na ala para restituição de bagagem e na imigração (chegada e saída), a rapidez no processo de conexão, o conforto das salas de embarque, a qualidade no atendimento ao turista, a sinalização, a presença ou não de área de recreação para crianças, ou de entretenimento para os adultos, e assim por diante. "Nossas pesquisas são totalmente livres de influências comerciais e nenhum aeroporto tem qualquer tipo de acesso ou poder de alteração dos resultados finais", garante Edward Plaisted, chefe-executivo da Skytrax.

As pesquisas estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre os temas, e não incluem nomes específicos de aeroportos. As pessoas ficam à vontade para escolher seus terminais preferidos e escrever as observações inerentes à infraestrutura deles. Por esse motivo, também, o aeroporto não precisa se inscrever para que seja colocado em avaliação, já que são os próprios passageiros que escolhem quais são os melhores aeroportos. "Neste ano também avaliamos quais os melhores aeroportos regionais e quais os melhores hotéis que atendem aos aeroportos (leia mais no box)", lembra Edward Plaisted.

Pódio asiático

Na última pesquisa divulgada pela Skytrax, que apontou os vencedores do World Airport Awards para o período de 2010/2011, o ganhador da medalha de ouro foi o Aeroporto Internacional Chek Lap Kok, de Hong Kong (China), que superou por muito pouco o vencedor da medalha de prata, o Aeroporto Internacional Changi, de Cingapura, ex-número 1 do ranking.

O terceiro colocado, que recebeu a medalha de bronze da Skytrax, foi o Aeroporto Internacional Incheon, em Seul, na Coreia do Sul. Sim, os três primeiros colocados estão todos localizados no continente asiático. Na lista dos top 10 estão ainda o Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, que obteve o quarto lugar, a mesma posição no ranking da pesquisa anterior (2009/2010), e manteve a medalha de ouro na classificação para melhor aeroporto da Europa - aproveitou a oportunidade da cerimônia para anunciar a construção de uma terceira pista para pousos e decolagens. Em quinto lugar ficou o Aeroporto Internacional de Pequim (China), um gigante que impressiona pelas dimensões de suas áreas para movimentação de passageiros.

No ano passado, ele estava em oitavo lugar e a administração de Pequim comemorou bastante a evolução positiva na Skytrax. O Aeroporto Internacional Schiphol, de Amsterdã (Holanda), que se destaca mundialmente pela sua grande área de duty free shopping, conquistou a sexta posição, à frente do Aeroporto Internacional de Zurique, na Suíça, o sétimo, e do Aeroporto Internacional de Auckland, na Nova Zelândia, o oitavo, mas que repete o prêmio para melhor aeroporto na região Austrália-Pacífico. Em nono lugar ficou o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, que ganhou como o melhor do mundo no quesito de atendimento no serviço de imigração. A décima colocação, enfim, ficou para o Aeroporto Internacional de Kastrup, em Copenhague, na Dinamarca, que recuperou o fôlego depois de despencar para a 15ª colocação no período anterior.

#Q#

Radiografia dos vencedores

1 Hong Kong
Número 1 há quase uma década

O Aeroporto Internacional Chek Lap Kok, de Hong Kong (IATA: HKG; OACI:VHHH), é uma verdadeira maravilha da engenharia moderna. Foi erguido sobre uma imensa ilha artificial, obra que também envolveu a construção de novas estradas, nova linha de trem, pontes e túneis sob o mar. O projeto é tão grandioso e caro que entrou para o livro dos recordes. Atualmente, opera um imenso terminal de passageiros, o maior do mundo, que em 2010 movimentou 50.348.960 usuários. São duas pistas paralelas de 3.800 metros de comprimento, separadas por pátios e edifício de embarque, com operações de pousos e decolagens simultâneas, e equipadas com instrumentos de última geração para análise meteorológica e previsão de mudanças significativas de vento.

De acordo com a pesquisa da Skytrax, os elogios dos passageiros foram direcionados diversos itens, particularmente para o serviço de imigração, o conforto, a boa luminosidade, a extensa área para shopping e a facilidade de acesso para o centro de Hong Kong. O aeroporto chinês também levou o prêmio para melhor área de alimentação em terminais aeroportuários. Essa é a oitava vez que Hong Kong ganha a medalha de ouro da Skytrax para melhor aeroporto do mundo.

2 Cingapura
92 pontes de embarque

O Aeroporto Internacional Changi, de Cingapura (IATA: SIN; OACI: WSSS), recebeu em 2010 um total de 42.038.777 de passageiros, com aumento de 13% sobre o ano fiscal anterior. Também é um dos aeroportos mais movimentados em matéria de carga aérea, tendo trabalhado em 2010 com nada menos do que 1,8 milhão de toneladas. Opera atualmente duas pistas paralelas para pousos e decolagens simultâneas, ambas com quatro mil metros de comprimento - existe uma terceira pista paralela, com 2.750 metros de comprimento, porém, reservada à operação da Força Aérea da República de Cingapura.

O aeroporto conta com cinco terminais de embarque (T1, T2, T3, JetQuacy CIP e Budget Terminal) com capacidade total para movimentar 73 milhões de passageiros ao ano. Os três primeiros edifícios estão interligados via sistema de trem automático (APM) e as demais alas podem ser acessadas por linha gratuita de ônibus circular. O aeroporto trabalha com 92 pontes de embarque no total, sendo que 19 delas são preparadas para atender os superjatos Airbus A380. Na pesquisa da Skytrax, os usuários teceram elogios para o bom atendimento na área de imigração, a limpeza e o conforto, além de boa área para lazer.

3 Seul
Quatro pistas paralelas até 2020

O Aeroporto Internacional Incheon de Seul (IATA: ICN; OACI: RKSI), o terceiro colocado, traz beleza ímpar, arquitetura arrojada e extremamente futurista. Localizado a 70 quilômetros da capital coreana, o aeroporto foi entregue ao público em 2001, substituindo o antigo aeroporto de Gimpo. Para garantir o transporte rápido dos usuários, uma linha de trens rápidos (AREX), cujas composições atingem velocidade máxima de 120 km/h, oferece horários regulares de partida a cada 30 minutos e a estação está localizada num complexo central de transportes, cujo desenho faz lembrar uma base espacial digna dos melhores filmes de ficção.

Atualmente, o aeroporto conta com duas áreas para movimentação de passageiros: o terminal principal, que oferece 44 pontes de embarque, todas prontas para atender os jatos A380, além de 252 balcões de check-in e 120 pontos para atendimento e inspeção da imigração; e o Concourse "A", inaugurado em 2008, que trouxe mais 30 pontes de embarque e cinco salas para atendimento VIP das companhias aéreas.

O aeroporto trabalha com três pistas paralelas para pousos e decolagens, todas equipadas com sistema ILS CAT IIIb, sendo duas com 3.750 metros de comprimento e uma com 4.000 metros - até 2020, o aeroporto promete entregar a quarta pista paralela, também com 4.000 metros. De acordo com a pesquisa da Skytrax, Incheon, que em 2010 movimentou um total de 33 milhões de passageiros, foi muito bem votado nos quesitos de conforto e bom atendimento ao turista.

Onde ficar

Em seu último ranking , a Skytrax incluiu a modalidade melhores hotéis de aeroportos do mundo. Veja o resultado:

Melhores do mundo: 1º lugar: Regal Airport Hotel - Hong Kong 2º lugar: Crowne Plaza Hotel - Changi 3º lugar: Sofitel - Heathrow (Londres)

Melhores da Ásia: 1º lugar: Regal Airport Hotel - Hong Kong 2º lugar: Crowne Plaza Hotel - Changi 3º lugar: Langham Place Hotel - Pequim

Melhores na Austrália-Pacífico 1º lugar: Stamford Plaza Sydney Airport Hotel 2º lugar: Stamford Grand Adelaide Hotel 3º lugar: Novotel Brisbane Airport Hotel

Melhores da China 1º lugar: Langham Place Hotel - Pequim 2º lugar: Hilton Airport - Pequim 3º lugar: Pullman Hotel Guangzhou Airport

Melhores da Europa 1º lugar: Sofitel - Heathrow (Londres) 2º lugar: Kempinski Airport Hotel - Munique 3º lugar: Mövenpick Hotel - Zurique

Melhores do Oriente Médio 1º lugar: Dubai International Hotel 2º lugar: Mövenpick Hotel Bahrain 3º lugar: Millennium Airport Hotel Dubai

Melhores da África 1º lugar: InterContinental OR Tambo Airport - Johannesburg (África do Sul) 2º lugar: Garden Court OR Tambo Airport - Johannesburg (África do Sul) 3º lugar: Novotel Cairo Airport

Melhores da América do Norte 1º lugar: Fairmont Vancouver Airport 2º lugar: Grand Hyatt Dallas/Fort Worth 3º lugar: Westin Detroit Metropolitan

Melhores da América do Sul 1º lugar: Marriott Guarulhos Airport Hotel 2º lugar: Ramada Costa Del Sol Airport Hotel Lima 3º lugar: Marriott Caracas Airport Hotel


Aeroporto

Artigo publicado nesta revista


Airbus, Nova Rival da Embraer

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 216,00
Assine Agora porR$ 172,80R$ 302,40R$ 56,70R$ 56,70
Desconto
EconomizaR$ 43,20R$ 129,60R$ 159,30R$ 159,30
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 57,60 6x R$ 50,40
Assinando agora você GANHA também CHAVEIRO PORTA COPOS
Airbus, Nova Rival da Embraer

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar

Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas