Dvd

Onde há fumaça, há show

Da redação em 14 de Outubro de 2011 às 06:50

Ricardo Beccari

Divulgação
DVD: Asas e Coração – Revelando a Esquadrilha da Fumaça Tipo: documentário Tempo: cerca de 70 minutos
Preço: R$ 20
www.esquadrilhadafumaca.com.br

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acaba de lançar seu documentário Asas e Coração em DVD. Em breve, o trabalho sairá também em Bluray. O filme mostra histórias e cenas impressionantes gravadas de dentro do cockpit. A reportagem de AERO conversou com o piloto Líbero Onada Luiz Caldas, o major Caldas, da Esquadrilha, número 7, e reproduz trechos desta entrevista. O aviador deixará a Fumaça em dezembro, às vésperas de o Esquadrão completar 60 anos de existência, e conta como é a vida de um piloto acrobático militar.

AERO - Ser piloto da fumaça é um sonho?

MAJOR CALDAS – Sempre gostei de avião, mas nunca me imaginei na Esquadrilha. Mesmo depois de entrar na FAB, parece algo inatingível. Somente quando me tornei instrutor da Academia (da FAB) é que comecei a pensar mais seriamente em entrar para a Fumaça.

• Por quê?

• Porque um dos requisitos para ser piloto da Fumaça é ter 1.500 horas de voo, das quais 800 tem de ser na Academia.

• Quais os critérios de escolha?

• São os próprios pilotos que decidem quem entra na Fumaça. O que se valoriza é a capacidade de trabalho em grupo e também de ouvir os outros, mais do que o talento acrobático.

• É puxado o ritmo de piloto da Fumaça?

• Sim. Além de voar, temos de dar e receber instruções. Ou seja, fazemos shows no fim de semana e trabalhamos duro durante a semana. Nossa escala é de um fim de semana sim e outro não. Passamos, em média, 15, 20, 30 dias longe de casa.

• Você é o número 7. Qual é seu papel no show?

• O número 7 leva o avião mais próximo do seu limite. E o público gosta do avião isolado. Tenho de demonstrar nossa capacidade de manobra. Já o esquadrão realiza manobras como espelho, alas invertidos e voo de dorso. Mas nosso objeto não é vender apenas arrojo, vendemos também segurança.

• Qual foi a repercussão do acidente aéreo que matou espectadores na corrida do Reno?

• Show aéreo e corrida aeronáutica são coisas diferentes. O show é muito menos arriscado. Um levantamento feito nos Estados Unidos pelo IAC (International Aerobatic Club) mostrou que em 60 anos a entidade nunca registrou acidentes com mortes na plateia. Quanto a idade do piloto, não creio que seja um problema. Para fazer isso o piloto precisa mais de conhecimento e doutrina do que de reflexo e aptidão física.


Radar Cultural

Artigo publicado nesta revista

Exclusivo Honda Jet

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 202,80R$ 405,60R$ 202,80R$ 202,80
Assine Agora porR$ 162,24R$ 283,92R$ 119,96R$ 119,96
Desconto
EconomizaR$ 40,56R$ 121,68R$ 82,84R$ 82,84
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 54,08 6x R$ 47,68
Assinando agora você GANHA também 2 Posters 2 Posters + relógio de mesa personalizado
Exclusivo Honda Jet

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar



Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas