O Martin hexamotor

Por Santiago Oliver em 7 de Novembro de 2014 às 00:00

Martin Company

Produzido pela Glenn L. Martin Company, Maryland, o bombardeiro XB-48 tentou seguir os passos B-26 Marauder. Um desses aviões chegou a ser utilizado para testar o trem de pouso tipo bicicleta do XB-48, que consistia de duas pernas (uma atrás da outra) sob a fuselagem, com duas rodas cada e duas pequenas rodas sob a parte externa das naceles dos motores. Em 1944, a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos solicitou um bombardeiro pesado para substituir os Boeing B-29 Superfortress e teve como um dos candidatos o XB-48, que não era avançado o suficiente para merecer ser produzido em série. Embora projetado desde o início com seis motores, o novo jato parecia um avião a hélice, era “limpo”, mas um tanto robusto e com asas retas. Voava bem, mas foi superado pelo mais elegante Boeing B-47 Stratojet de asas enflechadas.

O Martin XB-48 terminou seus dias como alvo para o Exército, no Aberdeen Proving Ground, onde foi destruído antes de virar sucata.


Curiosidades Glenn L. Martin Company Maryland XB-48 B-26 Marauder Boeing B-47 Stratojet

Artigo publicado nesta revista

AERO Magazine 246 · Novembro/2014 · TBM 900

Voamos a nova versão deste veloz turbo-hélice da Daher-Socata


Airbus, Nova Rival da Embraer

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 216,00
Assine Agora porR$ 172,80R$ 302,40R$ 56,70R$ 56,70
Desconto
EconomizaR$ 43,20R$ 129,60R$ 159,30R$ 159,30
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 57,60 6x R$ 50,40
Assinando agora você GANHA também CHAVEIRO PORTA COPOS
Airbus, Nova Rival da Embraer

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar

Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas