AERO Magazine
Busca

O devido reconhecimento

Editorial - Edição 253


O primeiro voo na América Latina aconteceu no Brasil. Mais precisamente em Osasco, então um bairro da cidade de São Paulo. Foi em 1910. Pouca gente sabe. A bordo de um aeroplano de madeira com rodas de bicicleta, Dimitri Sensaud de Lavaud percorreu 105 metros em 6 segundos a uma altura de menos de 4 metros. Diferente de Santos Dumont, este francês naturalizado brasileiro era mais um inventor do que um aviador. Passados exatos 105 anos do feito, prestamos as justas homenagens a de Lavaud e seu DSL “São Paulo” publicando uma matéria detalhada sobre a trajetória deste incansável projetista, que construiu no Brasil do início do século 20 um motor de 45 hp com seis cilindros em estrela. Definitivamente, algo extraordinário.

Prestamos mais uma justa homenagem nesta edição ao Caravan, que completa 30 anos de operações. Ensaiamos a novo versão do monoturboélice da Cessna. Como motor mais potente, o Grand Caravan EX ganha em desempenho e tecnologia embarcada sem perder robustez e versatilidade. Um saboroso sobrevoo de Sorocaba e Jundiaí. Ainda no mercado de aviação de negócios, outras duas matérias de peso. A primeira com dicas de racionalização de custos operacionais, algo mais que desejável em tempos de incerteza econômica. A segunda com os detalhes do projeto do primeiro jato concebido pela Pilatus, o PC-24, que promete inaugurar uma categoria no segmento ao operar com motor a reação em pistas curtas e sem pavimentação. Ele acaba de fazer o primeiro voo e o mercado está ansioso para saber como o protótipo desta promessa suíça se comportará durantes os testes antes da certificação.

Na aviação de desporto, os bastidores de duas feiras que mais se parecem encontro de amigos, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos. Fomos a Regente Feijó para mostrar a emergente Aviashow, que reuniu centenas de aeronaves no aeroporto da cidade. Estivemos também em Lakeland, onde acontece a Sun´n Fun, que este ano celebrou com seus warbirds os 70 anos do fim da Segunda Guerra, uma festa e tanto.

Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos

Redação
Publicado em 11/06/2015, às 00h00


Mais Editorial