AERO Magazine
Busca

Frota de gigantes

Os operadores do maior avião do mundo

Conheça a lista de empresas que utilizam o quadrimotor de dois andares Airbus A380


Lançado no final da década de 1990, o Airbus A380 surgiu com a promessa de solucionar o problema do crescente número de voos registrado em todo o mundo. A Airbus esperava conquistar as maiores empresas aéreas oferecendo a opção de voar as rotas mais procuradas com aviões maiores, o que ajudaria a ampliar a capacidade de transporte sem a necessidade de buscar novos slots nos aeroportos mais congestionados. Quase 20 anos depois da apresentação da proposta, ainda batizado de A3XX, a Airbus assiste seu mais ambicioso projeto ficar longe da promessa de conquistar o mundo. Conheça as principais operadoras do super Jumbo da Airbus.
*lista organizada em ordem cronológica, do primeiro operador ao mais recente

Singapore Airlines

Singapore Airlines foi a primeira empresa a operar o A380, que entrou em serviço em outubro de 2007, voando entre Cingapura e Sydney, na Austrália.

Emirates Airline

A empresa árabe é a maior cliente do A380, com nada menos que 82 aviões em serviço e outros 60 encomendados. O primeiro voo com as cores da Emirates ocorreu em agostode 2008. Atualmente a companhia tem discutido com a Airbus o lançamento de uma versão remotorizada, extraoficialmente chamada de A380neo. Porém, as perspectivas para uma nova versão continuam remotas.

Qantas Airways

A australiana Qantas foi a terceira operadora do A380, iniciando seus serviços em outubro de 2008. A empresa mundialmente reconhecida por ser uma das poucas a jamais registrar um acidente fatal em sua história, passou por um grande custo em novembro de 010, quando o motor Rolls-Royce Trent 900 sofreu um colapso e suas peças causaram graves danos a estrutura da asa esquerda.

Air France

Em novembro de 2009 a companhia francesa foi a primeira da Europa a voar com o A380. Atualmente a companhia possui dez aeronaves em serviço e outros dois encomendados.

Lufthansa

A Lufthansa se tornou a segunda empresa europeia a voar com o A380, quando iniciou os serviços em junho de 2010. A Lufthansa se destaca por ser a única operadora do A380 a voar também com o Boeing 747-8I.

Korean Air

A Korean Airlines inovou ao configurar seu A380 com um novo layout de cabine e oferecer pela primeira vez um mini duty-free a bordo. Ao contrário das demais empresas do mundo que comissários oferecem produtos num carrinho, o A380 da empresa sul-coreana possui um pequeno shopping a bordo. O primeiro voo ocorreu em junho de 2011.

China Southern

A empresa chinesa foi a primeira a empregar sua frota de A380 majoritariamente em rotas de média e curta distância. O primeiro voo ocorreu em outubro de 2011. Embora o A380 tenha sido concebido para voos de longo curso, ao contrário do 747SR, que recebeu uma série de mudanças estruturais para voar rotas de curta distância no Japão, a única mudança nos A380 operado pela empresa chinesa é a configuração de alta densidade.

Malaysia Airlines

A companhia malaia sofreu duramente com a perda de dois Boeing 777, um desaparecido no Oceano Indico e outro abatido meses depois na Ucrania, tornou delicada a situação financeira da empresa. Assim, ela se tornou a primeira companhia do mundo a colocar sua frota de A380 a venda. Os seis aviões devem ser substituídos por um número igual de A350 XWB.

Thai Airways

O primeiro A380 chegou a Tailandia em outubro de 2012, configurado com 507 assentos. A configuração adotada visava atender principalmente voos de média distância no sudeste asiático, uma das regiões com maior tráfego de passageiro e carga do mundo. Apenas em 2015 a empresa passou a voar para Londres com o A380.

British Airways

Tradicional operadora do Boeing 747, a British Airways recebeu o primeiro de doze A380 em Agosto de 2013. As aeronaves passaram a voar nas rotas de maior densidade e importância da empresa inglesa.

Asiana Airlines

Em junho de 1014 a Asiana passou a ser a segunda empresa da Coréia do Sul a voar com o A380, fazendo do país asiático o único que as duas principais empresas aéreas empregam o A380. No entanto, ao contrário da rival, a Asiana utiliza o A380 principalmente em voos regionais no sudeste asiático, especialmente em rotas de alta densidade e médio alcance.

Qatar Airways

A Qatar Airways é uma das principais clientes da Airbus, sendo a única companhia do mundo a voar com todos os modelos de widebody do fabricante europeu, por isso é uma das empresas que mais exige o cumprimento dos requisitos operacionais dos aviões que opera. A introdução do A380 sofreu diversos atrasos por conta das exigências da companhia aérea, ocorrendo apenas em outubro de 2014.

Etihad Airways

A Ethihad é a mais recente operadora do A380, ao recebeu o primeiro de seus aviões em dezembro de 2014. A empresa recebeu o 150º avião produzido, que conta com um dos mais luxuosos interiores instalados no modelo.

Redação
Publicado em 15/09/2016, às 12h50 - Atualizado às 23h21


Mais Notícias