AERO Magazine
Busca

Indicadores em declínio

Números da aviação doméstica voltam ao patamar de 2012

Transporte aéreo brasileiro tem o pior resultado para um mês de abril nos últimos cinco anos


Com nove meses de baixas consecutivas nos indicadores econômicos do setor, o transporte aéreo doméstico brasileiro atingiu em abril um dos seus piores resultados desde fevereiro de 2013. Houve um recuo de 12,2% em relação a abri de 2015 e uma aceleração negativa de 7,3% em relação à março deste ano. Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), é o pior resultado para um mês de abril desde 2012.

Enquanto a demanda por voo doméstico (RPK) decresceu no país, as companhias aéreas passaram a ofertar (ASK) uma quantidade ainda menor de voos, tentando obter um melhor aproveitamento na ocupação das aeronaves (Load Factor), que, ainda assim, apresentou uma queda de 1,73%, com uma ocupação média mensal de 79,30% das aeronaves.

Em números, os voos foram reduzidos em 12% em relação à abril de 2015, somando 6,8 milhões de viagens domésticas, representando também o mês com volume mais fraco de passageiros, de acordo com as informações de Avianca, Azul, Gol e Latam.

A Abear afirma que a participação do mercado doméstico manteve a liderança com a Latam e a Gol, com uma diferença de apenas 3 pontos percentuais entre ambas.

Por Oswaldo Gomes
Publicado em 23/05/2016, às 17h58 - Atualizado às 18h52


Mais Notícias