AERO Magazine
Busca

Cockpit de vidro

Novo sistema de cockpit reduz carga de trabalho dos pilotos de helicóptero

Pacote de aviônicos Helionix para o H135 recebeu certificação EASA


A Airbus recebeu da EASA o certificado de tipo para a implantação do cockpit Helionix na família de helicópteros H135. A plataforma de aviônicos proporciona aos operadores maior flexibilidade e segurança nas missões. O sistema já é usado nos modelos H175 e H145 e foi anunciado no Brasil para o H135 durante a turnê de demonstração da aeronave modernizada.

A plataforma conta com três grandes displays eletrônicos. O cockpit é compatível com óculos de visão noturna (NVG) e inclui um Indicador de Primeiro Limite que destaca os dados relevantes do motor para o piloto em um único indicador. Além disso, dispõe de piloto automático de quatro eixos e uma arquitetura de cabine que ajuda a aumentar a consciência situacional. 

As entregas iniciais do H135 com cockpit Helionix estão previstas para 2017. Entre os primeiros clientes comerciais do modelo com a nova tecnologia está: Norsk Luftambulanse AS, operador aeromédico que espera um H135 em configuração Emergency Medical Services (EMS); Ascent Flight Training, do Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD); e órgão parceiro do serviço de formação militar para o Reino Unido Militar Flying Training System (UKMFTS), que selecionou a Airbus Helicopters como provedora de serviços de aeronaves de asa rotativa em maio de 2016. Este será o primeiro cliente militar do H135 com Helionix.

Redação
Publicado em 17/11/2016, às 14h00 - Atualizado em 18/11/2016, às 11h31


Mais Notícias