AERO Magazine
Busca

Novo livro aborda mercado de aviação no Brasil

Transporte Aéreo no Brasil: Uma Visão de Mercado será lançado no dia 6 de novembro no Rio de Janeiro



Com o objetivo de colaborar na formação dos trabalhadores da aviação civil brasileira, Elton Fernandes, coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnologia, Gestão e Logística da Coppe/UFRJ e Ricardo Rodrigues Pacheco, engenheiro da Infraero, lançam na próxima sexta-eira (6) o livro Transporte Aéreo no Brasil: Uma Visão de Mercado.

O livro concentra-se no aperfeiçoamento de recursos humanos e contribui para reduzir a lacuna de literatura didática na área. A reciclagem de profissionais que se especializaram em determinadas áreas e não têm visão total sobre seu círculo de atuação e a qualificação de colaboradores são os focos da obra, que vai beneficiar engenheiros, economistas, administradores, geógrafos, bacharéis em direito e jornalistas.

Os autores apresentam uma introdução sobre a evolução do transporte aéreo no Brasil e seguem com métodos de previsão de demanda utilizados nos estudos de mercado, princípios econômicos que regem o processo de oferta e demanda das empresas, além das premissas da economia de mercado clássica com suas imperfeições.

Outros temas abordados são: as tendências de organizações do setor, a consolidação de empresas aéreas, a concessão de aeroportos e o fornecimento de serviços de navegação aérea, bem como a cadeia produtiva do transporte aéreo e seus principais direcionadores, entre eles os fornecedores de insumos (fabricantes de aeronaves, de turbinas e de demais componentes aeronáuticos, entre outros).

Para ajudar na fixação do conteúdo, o leitor encontra questões para discussões, referências de leituras extras e indicação de sites. Tabelas de abreviaturas, de associações, agências e aeroportos do setor aéreo no mundo e figuras de mapas de rotas, de produtos internos brutos dos países, da evolução de decolagens e movimentos de cargas aéreas, além de quadros para ajudar a conhecer, por exemplo, a lista de recentes fusões e aquisições de empresas aéreas de passageiros estão entre os materiais auxiliares de Transporte aéreo no Brasil: uma visão de mercado.

Na sexta-feira (6) haverá sessão de autógrafos, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. 

Redação
Publicado em 04/11/2015, às 18h00 - Atualizado às 18h31


Mais Notícias