AERO Magazine
Busca

Jatinho nada!

Novo jato de negócios tem cabine da altura do astro do basquete Michael Jordan

Dassault lançou hoje em Paris o Falcon 6X, que será capaz de voar de São Paulo a Genebra sem escalas e receberá motores Pratt&Whitney


A Dassault Falcon apresentou hoje para um seleto grupo de jornalistas em Paris seu novo avião de negócios. Com capacidade para voar mais de 10.000 km (5.500 nm) e cabine de 1,98 m de altura, o 6X, como foi batizado, substitui o 5X, trazendo uma série de novidades, sobretudo de conforto.

Uma das maiores alterações no projeto foi o redesenho da fuselagem, que passa a ter 1,98 m de altura e 2,18 m de largura, o que a torna a mais ampla entre os jatos de negócios dedicados - ou seja, sem considerar modelos Boeing e Airbus convertidos, por exemplo.
Para se ter uma ideia, um jogador de basquete, como o astro Michael Jordan, ficará de pé na cabine sem precisar inclinar a cabeça para não batê-la no teto.  
Assim como nos demais modelos da serie X da Falcon, o novo avião possui incrementos de performance, como as asas de elevado rendimento, que foram projetadas para tornar o avião mais veloz, econômico e silencioso.
Após uma série de problemas com os motores Snecma Silvercrest, que forçaram o cancelamento do programa 5X, a Dassault optou pelos motores Pratt & Whitney PW800, similares aos utilizados na familia G500/G600 da Gulfstream, em seu novo projeto.
A expectativa da Dassault é atender à demanda especialmente de clientes de países como o Brasil, por sua grande extensão territorial e a ampla necessidade de voos intercontinentais. Durante a cerimônia em Paris, a Dassault destacou a capacidade do Falcon 6X de voar sem escalas de São Paulo para Genebra, na Suíça, ou para Joanesburgo, na África do Sul. 

Por Christian Burgos, de Paris
Publicado em 28/02/2018, às 15h48 - Atualizado às 18h31


Mais Notícias