Os anfitriões fizeram valer seu protagonismo no maior salão aeronáutico do mundo. Os franceses mostraram força em Le Bourget. É o que revelamos na cobertura do Paris Air Show 2015, que aconteceu na segunda quinzena de junho último. Mesmo ausente, o novo A320neo garantiu à Airbus o recorde de encomendas deste ano. Dos 421 pedidos totais, no valor de US$ 57 bilhões, 323 correspondem à nova família de corredor único do consórcio europeu. Já a divisão de helicópteros da Airbus anunciou durante a feira bienal seu novo projeto, o conceitual X6. No mercado de aviões de negócios, a conterrânea Dassault Aviation aproveitou o salão para apresentar suas novidades, com destaque para as exibições em voo do Falcon 8X, que deve começar a ser entregue em 2016. Entre os debutantes, brilharam nos céus de Le Bourget o Bombardier CS300, o Boeing 787-9 e o Antonov An-128.

Os franceses são destaques em mais duas reportagens desta edição de AERO Magazine. Na primeira delas, que ilustra nossa de capa, mostramos o roll-out do Dassault Falcon 5X. O jato estabelece um novo patamar na categoria dos super mid-size ao incorporar uma cabine mais espaçosa e oferecer alcance intercontinental. Viajamos até Bourdeux-Mérignac para ver de perto a linha de produção deste jato de negócios que incorpora tecnologias tanto de seus precursores como de aeronaves produzidas pela divisão militar do grupo. Na outra matéria, abordamos o helicóptero H175, voltado para missões offshore, que fez demonstrações no Brasil e emerge como opção para o mercado de óleo e gás.

Para o mercado de aviação geral, três matérias imperdíveis para proprietários e pilotos. Uma com considerações sobre a manutenção de aeronaves, outra sobre a evolução dos motores a pistão e, finalmente, a terceira com dicas de pilotagem para evitar uma situação responsável por muitos acidentes aéreos com aviões leves, a perda de controle em voo. 

No segmento de infraestrutura, detalhamos o projeto daquele que será um dos mais sofisticados aeroportos do mundo, o novo terminal da Cidade do México, e esmiuçamos o plano do governo federal de concessões à iniciativa privada dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre, além de aeródromos paulistas administrados pelo DAESP. Resta saber o impacto das denúncias apresentadas pela Operação Lava Jato nesse processo.

Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos


Editorial Le Bourget Paris Air Show 2015 A320neo Airbus Dassault Aviation

Artigo publicado nesta revista

NBAA 2016

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano



Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas

Mais lidas

1 King Air C90GTx começa a chegar ao Brasil Notícias
2 Airlink, da África do Sul, torna-se a primeira cliente do país a adquirir aviões E-Jet da Embraer Notícias
3 Caem as entregas, mas há otimismo na Robinson Notícias
4 Jatos de negócios congestionam aeroportos na região de Davos Notícias
5 Janela-bolha para o helicóptero Airbus H125 Esquilo Notícias
6 100 aeronaves que marcaram a virada do século 20 para o 21 Notícias
7 Monomotor ou bimotor? Reportagens
8 O jato particular de Trump é melhor do que o Air Force One? Notícias
9 Polônia poderá comprar 100 aviões de combate Notícias
10 O novo Beluga XL da Airbus toma forma Notícias