Novidades e muitos brasileiros em Sun n Fun

Feira que abre a temporada de <i>shows</i> aéreos nos estados unidos apresenta lançamentos de aviões e aviônicos em um evento marcado pela invasão de visitantes falando português

Janice Wood*, De Lakeland em 25 de Abril de 2012 às 07:03

Foto: Victor Marcio

A 38º edição do Sun 'n Fun Fly-In, realizada no fim de março último, em Lakeland, na Flórida, Estados Unidos, precisou de pulseiras extras para atender ao grande público que compareceu ao evento. "Tivemos de recorrer às pulseiras do ano passado, pois as deste ano se esgotaram", revela John "Lites" Leenhouts, o novo presidente do maior airshow norte-americano depois da AirVenture, em Oshkosh. Conhecida como spring break para pilotos, a exposição atrai gente não apenas dos EUA, mas de todo o mundo. Logo no início da feira, a comissão de registro mostrou que 1.620 visitantes internacionais, vindos de 70 países, haviam se cadastrado. E o maior contingente veio do Brasil, que foi responsável por 600 registros durante a semana do evento, segundo a organização.

O potencial de compra dos brasileiros abre espaço para o país em encontros como Sun 'n Fun. Os expositores parecem ter captado essa tendência, colocando muitos profissionais com fluência em português nos estandes. Sem a chuva e o furacão que castigaram o evento em 2011, o tempo este ano foi um show à parte. O céu mostrou-se generoso para receber o desfile de aeronaves. Quer dizer, só pregou uma peça em um dos dias, momentos antes da esperada apresentação dos Thunderbirds. Passada a precipitação, porém, a esquadrilha levou seu espetáculo aos ares, emocionando a multidão. Outra estrela em Sun 'n Fun foi "Fifi", da Força Aérea Comemorativa do B-29, o único bombardeiro B-29 operacional do mundo, que atraiu o público ao oferecer excursões e passeios.

GIRO PELOS ESTANDES

Foto: Victor Marcio

Os visitantes que procuravam novidades também encontraram uma série delas. Como o M-9-235, da Maule Air. O avião, com preço a partir de US$ 252,900.00, teve um incremento de peso bruto de 300 libras em relação ao M-7-235C (2.800 contra 2.500). As características do avião incluem capacidade para 4 +1 ocupantes, seis horas de autonomia com 43 galões dos tanques principais e 42 de tanques auxiliares, e uma carga útil de 1.100 kg. O motor Lycoming IO-540-W1A5 gira a hélice McCauley com três lâminas de 80 polegadas em velocidade constante.

A alemã Flight Design abriu encomendas para o CTLSi, que apresenta o mais novo motor Rotax, o 912iS, e disputa o crescente mercado dos LSA (Light Sport Aircraft). Outras empresas, como Tecnam e Pipistrel, expuseram aeronaves com o mesmo motor. O Rotax promete consumo de combustível 21% menor do que outros motores de mesmo porte. A Fight Design também já recebe encomendas para seu novo C4, o primeiro projeto de quatro lugares da marca.

Já o Magnaghi Aeronáutica, um dos maiores grupos aeroespaciais italianos, anunciou a aquisição do Sky Arrow, um LSA asa alta biplace em tandem. A ideia dos investidores europeus é incrementar a aviônica do veículo e tornar os tanques de combustível maiores e mais resistentes. O Velocity V-Twin também fez sua estreia, indo do papel para os ares em seis meses. O projeto começou em outubro e o primeiro voo aconteceu no dia 13 de março. Dois motores IO-320 impulsionam o novo avião, que preserva os traços de fuselagem da família Velocity.

A Cessna aproveitou a feira para anunciar a entrada em produção do Corvalis TTX, a mais rápida aeronave a pistão certificada do mundo. O conjunto de aviônicos do TTX foi atualizado e inclui o sistema Garmin GTC de toque na tela como parte do Intrinsic Cessna aviônicos, alimentado pelo sistema G2000 da Garmin. A empresa também estreou um portal interativo on-line chamado Cessna Connect. O programa baseado em nuvem oferece aos proprietários de suas aeronaves a oportunidade de efetuar registros de horários de voos, despesas e relatórios fiscais e se conectar com outros proprietários e entusiastas. A assinatura está disponível para desktop, iPad ou iPhone.

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O novo presidente de Sun 'n Fun, John "Lites" Leenhouts (esq.), prestigia a revista AERO Magazine ao lado do empresário Claudio Candiota Filho. Abaixo, os brasileiros, em maioria entre os visitantes estrangeiros da feira, atendidos em português em muitos estandes

ACESSÓRIOS ELETRÔNICOS
Uma nova linha de fones de ouvido foi introduzida pela Gulf Coast Avionics, que inclui cancelamento de ruídos característicos, telefone celular e entrada de músicas, controles de volume duais com estéreo e mono, seleção de controle de microfone, indicador de status da bateria. E mais: um fone de ouvido que pesa 14 gramas e vem com uma garantia de três anos.

A Jeppesen introduziu soluções de treinamentos personalizados para escolas de voo, instrutores e alunos. De olho na realização de cursos avançados de piloto pela web, a Jeppesen também estreou um portal para os pilotos da aviação geral, o MyJeppesen.com. A página fornece para os pilotos acesso a mapas globais e informações sobre meteorologia, além de permitir o gerenciamento de assinaturas, a busca de informações sobre produtos e o suporte ao cliente.
"Este é um one-stop shop", afirma David Wright, diretor de gestão de cliente, observando que a empresa possui clientela de mais de 107 mil pessoas ao redor do mundo.

A Vertical Power estreou o sistema VP-400, um Efis back-up que conduz a aeronave com segurança para a melhor pista em caso de emergência. Em situações críticas, o piloto aperta um botão vermelho no painel de instrumentos e o sistema automaticamente leva a aeronave para pouso. Na reta final, o piloto desliga o sistema e conclui o voo manualmente.

A Garmin também marcou presença em Sun 'n Fun. Informou que começará a oferecer o diretório de aeroporto AC-U-KWIK para suas plataformas glasscockpit. Os dados AC-U-KWIK contêm um repertório de mais de 7.800 aeroportos em todo o mundo, e reúnem informações para o planejamento pré-voo na América do Norte, Europa, Ásia, América Central, Caribe, América do Sul, África e Austrália. Os usuários têm as informações detalhadas na ponta dos dedos. Ele está disponível como uma opção tanto para o G500, G600, G500H, G950, G900x, G3X e G300, que são sistemas de visualização de voo, como para o G1000, G1000H, G2000, G3000 e G5000, que são sistemas de voo integrado. Os dados regionais estão disponíveis na página flyGarmin.com. A cobertura em todo o mundo está disponível por US$ 74,95 para uma única atualização e por US$ 299 para assinatura anual.

A empresa lançou, ainda, o Garmin Pilot, um novo aplicativo que oferece a pilotos da aviação geral recursos de navegação, planejamento de viagem, registros DUAT(S), meteorologia e acompanhamento do voo. O Garmin Pilot está disponível na Apple App Store e Google Play para download gratuito durante os primeiros 30 dias. Depois disso, paga-se uma taxa mensal de US$ 9,99 ou uma assinatura anual de US$ 99,99.

Em 2013, Sun 'n Fun será realizada um pouco mais tarde, de 9 a 14 de abril

*Janice Wood é editora da General Aviation News

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Fotos: Divulgação
Cockpit do Corvalis TTX, da Cessna...
Fotos: Divulgação
Velocity V-Twin ...a mais rápida aeronave a pistão certificada do mundo
Fotos: Divulgação
Carlos Edo, da Esquadrilha Br Aviation, a bordo do Waco CTLSi, da Flight Design, com novo motor 912iS, da Rotax


Aviação Geral

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