Notícias

Aviação executiva e geral

Giuliano Agmont E Santiago Oliver em 29 de Janeiro de 2013 às 07:50


G650 RECEBE CERTIFICADO DE PRODUÇÃO
Gulfstream Aerospace recebeu duas importantes certificações para seu modelo mais novo, o G650. A companhia obteve o PC (Certificado de Produção) da FAA e também a Certificação de Tipo para aeronaves das Agência Europeia de Segurança Aeronáutica (EASA). O PC confirma que os processos de produção da Gulfstream para o G650 estão de acordo com a Regulação de Aviação Federal Parte 21. "Este é um marco importante para a Gulfstream", disse seu presidente, Larry Flynn. O Certificado de Produção do Gulfstream G650 é um atestado da força de quatro departamentos dentro da empresa: Engenharia, Materiais, Operação e Qualidade, junto com a Organization Designation Authorization (ODA).

AGUSTA NEGOCIA PARCERIA COM A EMBRAER E LANÇA O AW119KX
A Embraer S.A. e a AgustaWestland assinaram um memorando de entendimentos (MoU) visando a criação, em poucos meses, de uma joint-venture que pode levar à produção dos helicópteros AgustaWestland no Brasil. Estudos realizados pelas duas companhias mostram um grande potencial de mercado para helicópteros biturbina, de capacidade média, especialmente para atender aos mercados offshore, executivo e militar na América Latina. "Continuamos a expansão dos nossos negócios", disse Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer. Para Bruno Spagnolini, CEO da AgustaWestland, "ter uma presença industrial no Brasil, um dos mercados que mais cresce no mundo, ajudará nos negócios da AgustaWestland". A Agusta também acaba de lançar o AW119Kx, a mais recente evolução do helicóptero monomotor AW119 Koala, que apresenta o sistema Garmin G1000H integrado ao painel de voo com aviônicos avançados, incluindo visão sintética, moving map, HITS (Highway In the Sky)/TAS (Sistemas de Prevenção do Terreno). Os novos aviônicos também são otimizados para diagnóstico e análise de dados para fins de manutenção. O AW119Kx na configuração EMS incluirá iluminação Night Vision Imaging System (NVIS) e operação com Night Vision Goggles (NVG). O helicóptero, com um peso máximo de decolagem de 2.850 kg (6.283 lb), será equipado com um motor Pratt & Whitney PT6B-37A de 1.002 shp e velocidade máxima de 282 km/h (152 nós).

KAMOV KA-32 CONTRA VAZAMENTOS DE ÓLEO

A Helipark, em parceria com o Helicargo, pretende habilitar seu helicóptero Kamov Ka-32A11BC para missões de contenção de vazamentos de petróleo. Segundo o operador brasileiro, "a aeronave tem capacidade para transportar até 10.000 litros de uma substância que pode ser dispersada sobre o local do vazamento, agregando e absorvendo o petróleo flutuante, e dessa forma reduzindo o impacto no meio ambiente". Pelas técnicas atuais, o tempo de ação após a confirmação de um vazamento supera 24 horas. Com o Kamov, garantem os técnicos da Helipark, seria possível começar a combater o vazamento em até duas horas. Os testes da nova tecnologia devem estar concluídos em julhos de 2013.

BRASILEIROS BUSCAM TÍTULO DE AERODESIGN NOS EUA

Campeã na Classe Advanced do 14ª edição da SAE Brasil Aerodesign, a Equipe AeroRio, formada por alunos de Engenharia do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio (CTC/PUC-Rio), vai agora disputar a edição internacional da competição, o SAE East Aerodesign 2013, que acontecerá nos EUA, em março de 2013, com supervisão da agência espacial norte-americana. O torneio contará com 75 equipes de diversas partes do mundo em busca do NASA System Engineering Award 2013. Na Classe Advanced, a mais difícil da competição, participarão 12 equipes, sendo seis dos Estados Unidos, três da Índia, duas do Canadá e a brasileira AeroRio. Elas terão de levar uma carga estática de aproximadamente 6,8 kg e um pacote de areia de 1,5 kg que deverá ser lançado da aeronave em movimento, a 30 metros de altura, sobre um alvo previamente definido. O diferencial do avião brasileiro será o sistema automático de controle de voo para manter o avião estável e em velocidade constante.

#Q#
CURSO PARA PILOTOS OFFSHORE

A Líder Aviação lança um curso para formação de pilotos de helicópteros voltado para operações offshore. A iniciativa tem parceria com a Bristow Academy, em Titusville, Flórida. Realizado nos Estados Unidos, o curso tem duração de 12 meses e habilita o aluno para ser piloto privado (PP) e comercial (PC). Os que obtiverem rendimento superior a 85% estarão aptos a participarem do processo seletivo da Líder. O curso custa cerca de US$ 100 mil, ou cerca de R$ 204 mil.
Mais informações: formacaodepilotos@lideraviacao.com.br.

COMPÓSITOS NAS ASAS DOS FALCON

Jatos executivos Falcon futuros podem usar materiais compósitos para as suas asas, mas as fuselagens provavelmente continuarão a ser construído a partir de ligas de alumínio. Falando em uma conferência organizada pela Academia Francesa do Ar e do Espaço em Paris, no final de dezembro, Philippe Vautey, especialista sênior em tecnologias de estruturas aeronáuticas da Dassault, falou sobre a visão da empresa para os Falcon que entrarão em serviço entre quatro a oito anos a partir de agora. Ele não esclareceu se essa previsão inclui o Falcon SMS.

UMA DÉCADA DE MOTORES A DIESEL CENTURION

A Thielert Aircraft Engines GmbH (TAE) celebrou uma série de aniversários no final de 2012. A série de motores Centurion esteve em produção em série nos últimos 10 anos. Um total de mais de 3.500 novos motores foram entregues durante esse período, resultando em números de produção mais altos do que o de todos os outros fabricantes motores a diesel combinados, na história da aviação. Oficialmente, os motores Centurion acumularam mais de 3,5 milhões de horas até hoje. Em setembro de 2000, um avião com motor diesel TAE decolou pela primeira vez do aeroporto de Altenburg, em Turingia, na Alemanha.


Aviação Executiva

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