AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Nextant aposta na renovação da frota brasileira

Fabricante passa a oferecer no Brasil o Nextant 400XTi


A Nextant Aerospace anunciou que está interessada na renovação da frota brasileira de aviação geral. Para isso, lançou no país o Nextant 400XTi, que conta com algumas melhorias em relação ao modelo anterior, sendo capaz de voar de Porto Alegre a Fortaleza sem escalas.

De acordo com o fabricante, o custo de aquisição é até 50% menor que os concorrentes com mesmo alcance e tamanho de cabine, além de contar com menor custo operacional por hora, quilometro ou por assento. O Nextant 400XTi começou a ser produzido há dois anos e já existem 45 aeronaves entregues em oito países.

O Brasil tem a segunda maior frota do mundo de aviação geral, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e vem registrando um crescimento médio de 5% ao ano. De 2012 para 2013, a frota cresceu 4,9% em número de aeronaves.

Recentemente a empresa passou a trabalhar no projeto Nextant G90XT, baseado na plataforma do King Air G90.

“Nossa expectativa é de que o mercado brasileiro tenha um importante papel nas vendas globais pelos próximos anos, tanto com o G90XT quanto com o 400XTi”, disse Sean McGeough, presidente e CEO da Nextant.

O Nextant 400XTi é uma remanufatura que utiliza o robusto conjunto de célula do Beechjet 400A ou Hawker 400XP, que após intenso processo de modernização, passa a contar com motores Williams FJ44-3AP, a suíte Pro Line 21, assim como um novo layout de cabine. Um novo revestimento acústico torna o Nextant 400XTi 50% mais silencioso, além de aumentar o espaço interno inclusive do toalete, garantindo mais conforto aos passageiros. A refabricação inclui ainda melhorias aerodinâmicas e incorporação de winglets nas pontas de asas, resultando em custo operacional até 40% menor.
De acordo com o fabricante, são atualizados mais de 80% dos demais componentes, que consome mais de 6 mil horas/homem.

O modelo é certificado pela FAA e EASA, sendo que devido ao processo de modernização cada avião é único, sendo entregue com uma placa de identificação numerada e datada, além de ter denominação própria no Bluebook.

Redação
Publicado em 29/09/2014, às 16h00 - Atualizado às 16h42


Mais Notícias