AERO Magazine
Busca

Drones

NASA cria sistema de monitoramento para UAV

Sistema pode viabilidar o uso de drones em entregas expressas


A NASA está trabalhando num projeto para viabilizar o uso dos UAV (VANT) em serviços de entregas expressas.

O sistema, que está sendo desenvolvido pela NASA em parceria com a Exelis, poderá atender as exigências de linha de vista proposta pela FAA para o uso de veículos aéreos não tripulados mesmo em voos de longo alcance. Além da entrega de pequenos volumes, o projeto também abre caminho para serviços de inspeções.

A NASA e a Exelis, assim como outras organizações e universidades, estão trabalhando para desenvolver um sistema de rastreamento que possa permitir o aproveitamento do potencial desses veículos. A Exelis possui direitos exclusivos de utilização dos dados que já fornece para a FAA para rastrear aeronaves tripuladas a partir de 650 estações terrestres. Os modelos UAS-Vue e RangeVue da empresa utilizam um sistema especifico para voarem em altitudes muito inferiores a das aeronaves comerciais. O sistema exibe ao operador dados detalhados da topografia, clima e limites do espaço aéreo em tempo real. A ideia é similar ao modelo já adotado nos veículos militares.

A NASA explica que qualquer sistema eventualmente adotado seria operado pelo governo federal. Já a FAA afirma que é cedo para saber qual seria o aspecto do sistema proposto

Ernesto Klotzel
Publicado em 23/03/2015, às 12h00 - Atualizado às 13h22


Mais Notícias