AERO Magazine
Busca

Vai até 20 de agosto

Museu da Casa Brasileira inaugura exposição 'Design na Aviação Brasileira'

Criada pelo artista Guto Lacaz, mostra destaca projetos que vão desde Bartolomeu Gusmão e Santos Dumont até as novas aeronaves da Embraer


Começa hoje no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a exposição "Design na Aviação Brasileira", com o universo de criação nacional de artefatos concebidos para voar e o sucesso da Embraer. Criada pelo arquiteto e artista Guto Lacaz, que já concebeu para o MCB a mostra “Santos=Dumont designer” (apresentada em duas edições, 2006 e 2009), a exposição permanece em cartaz até 20 de agosto. 

Lacaz é estudioso do pioneirismo de Santos Dumont e entusiasta da história da aviação e do sonho do homem em voar. “Buscamos reforçar a tradição aeronáutica do Brasil”, diz Guto Lacaz, “desde o ‘Padre Voador’ Bartolomeu Gusmão, inventor brasileiro do balão de ar quente em 1709, passando por Santos Dumont e os experimentos que antecederam a Embraer. Trata-se de uma exposição de alto valor estético e tecnológico”. 

“Como único museu no Brasil dedicado às questões do design, a oportunidade de mostrar esta tradição brasileira e trazer a trajetória de sucesso da Embraer ao grande público é um importante momento de reforço da missão da instituição”, comenta a diretora geral do MCB, Miriam Lerner.

Para Paulo Cesar de Souza e Silva, diretor-presidente da Embraer, a indústria aeronáutica faz parte de um ambiente global altamente competitivo, repleto de desafios e com demanda intensiva por tecnologia e inovação. "O Brasil tem historicamente se destacado por transformar ciência em design que influencia tendências do setor. É uma satisfação poder contribuir e se inspirar com essa história”, completa.

Com origem em torno do avião Bandeirante para atender a aviação regional, a Embraer nasceu em São José dos Campos (SP) e quase cinquenta anos depois é uma empresa global que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e soluções para aviação regular, aviação de negócios e aviação militar. 

Destaques 

> Planador Urupema, em escala 1:2, projetado em 1963. Feito de madeira e resina epóxi, foi criado para competições mundiais de voo a vela.

> Modelos em tamanho real: o A-29 Super Tucano (EMB 314), turbo-hélice de ataque leve e treinamento avançado, e a Máquina de Voar de Leonardo da Vinci, construída especialmente para esta exposição para ser testada pelo público, acionando as asas a partir dos pedais.

> Linha do tempo com história da aviação brasileira com modelos tridimensionais de aeronaves em escala 1:50, desde 1709 a 2017

> Sala dedicada ao processo de projeto das aeronaves, desde os desenhos preparatórios dos aviões feitos a mão em papel vegetal, até os sistemas virtuais de projeto, incluindo vídeos de ensaios, modelos e documentação fotográfica.

> Para representar a sustentação do voo pela aerodinâmica e ação dos esforços do vento, Guto Lacaz preparou um modelo com ventilador que pode ser acionado pelo público, fazendo flutuar um trecho de asa. 

> Peças em dimensão real, combinando componentes de aeronaves com modelos menores do avião completo.

> Entre uma turbina do Bandeirante (EMB 110) e um trem de pouso do jato comercial ERJ 145, destaca-se a seção da fuselagem em corte de uma aeronave comercial regional, com ensaio de interiores.

> Experiência em realidade virtual, através de projeção e um simulador que permite explorar o espaço interno do modelo KC-390, novo avião militar multimissão da Embraer. 

SERVIÇO

Design na aviação brasileira

Abertura: dia 1º de junho, quinta-feira às 19h30 (entrada gratuita)

Visitação: até dia 20 de agosto

Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

Telefone: (11) 3032-3727

www.mcb.org.br   

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br  

Redação
Publicado em 01/06/2017, às 17h14 - Atualizado às 17h37


Mais Notícias