AERO Magazine
Busca

Last Man

Morre último astronauta a pisar na Lua

O norte-americano Eugene Cernan integrou três missões espaciais


O astronauta Eugene Cernan, o último ser humano a pisar na Lua faleceu aos 82 anos. Gene, como era conhecido por amigos e entusiastas do programa espacial, esteve no espaço por três vezes, na última delas como comandante da Apollo 17, a última das missões da Nasa a pousar na Lua.

Nascido em 14 de março de 1934, Cernan foi piloto da Marinha dos Estados Unidos e um dos 14 astronautas selecionados pela Nasa para integrar o programa espacial em 1963. Ao longo da carreira na agencia espacial, participou dos programas Gemini e Apollo, sendo um dos únicos astronautas a ter ido duas vezes para a Lua. A primeira, na Apollo 10 apenas se aproximou do satélite verificando diversos parâmetros para a missão seguinte, que efetivamente chegaria a Lua. Sua segunda missão, na Apollo 17, foi a mais longa do programa Apollo. A missão alunissou na região de Taurus-Littrow e foram realizadas três atividades extraveiculares, incluindo o uso do rover, o jipe construído para percorrer grandes distancias na Lua. Ao todo, foram 22 horas fora do módulo lunar Challenger.

Ciente que seria a última missão, Cernan optou por integrar a Apollo 17, mesmo diante dos riscos de a operação ser cancelada pela Nasa.

Sua primeira viagem ao espaço ocorreu na Gemini IX-A, a sétima missão do projeto Gemini e a décima terceira do programa espacial norte-americano. Originalmente, o piloto da nave seria o astronauta Elliot See, que faleceu pouco antes num acidente durante um voo de treinamento militar.

Cernan foi autor de diversos livros e esteve no Brasil em diferentes ocasiões. Ao final do programa espacial, completou 566 horas e 15 minutos no espaço, sendo 73 horas na missão para a Lua. Após se aposentar da Nasa e Marinha, em 1976, seguiu a vida civil prestando diversos serviços a comunidade aeronáutica.

Redação
Publicado em 16/01/2017, às 19h20 - Atualizado às 19h41


Mais Notícias