AERO Magazine
Busca

Apollo 11

Módulo da Apollo 11 deixa o National Air&Space Museum

A Columbia, módulo de comando da missão à Lua fará turnê nacional


 No mês de outubro, pela primeira vez em 46 anos, o módulo de comando Columbia da missão Apollo11, deixará seu lugar de destaque no igualmente famoso National Air&Space Museum (NASM) em Washington DC para uma turnê, visitando quatro cidades.

A exposição itinerante chamada Destino Lua: a Missão Apollo11 visitará o Centro Espacial de Houston em outubro, depois o Centro de Ciências em St. Louis em abril de 2018, o Centro Histórico Heinz, em Pittsburgh em setembro e o Museu do Voo em Seattle em março de 2019, que encerrará a turnê. Em setembro de 2019 o módulo de comando retorna o NASM para fazer parte de uma nova exposição Destino Lua que deve ser aberta ao público em 2021. A turnê celebra a proximidade do 50º aniversário da primeira expedição lunar em julho de 1969.

 O modulo de comando, fabricado pela North American Rockwell é uma de três partes do conjunto completo Apollo, oferecendo o espaço necessário aos três astronautas durante a maior parte da missão. As outras duas partes eram o Módulo de Serviço, contendo o sistema de propulsão principal e “consumíveis” e o Módulo Lunar, chamado Eagle (Águia) utilizado por Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin para pousar na superfície lunar. O terceiro astronauta, Michael Collins, ficou na órbita. O Módulo de Comando foi a única parte do conjunto que retornou à Terra.

Ernesto Klotzel
Publicado em 03/03/2017, às 11h31 - Atualizado às 11h37


Mais Notícias