AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Modern Logistics investe no centro de distribuição

Sistema automatizado permite controle total da temperatura do armazém


A Modern Logistics investiu em um sistema totalmente automatizado para controle de temperatura e umidade. O objetivo é garantir a integridade dos produtos armazenados no Centro de Distribuição de Jundiaí (SP).

Ao todo, 16 sensores de temperatura e de umidade foram instalados em oito diferentes pontos do armazém, a 1,2 m e a 9,0 m de altura. Esses sensores enviam dados em tempo real, através de uma rede wi-fi, para uma central de monitoramento, permitindo fazer um controle efetivo das condições ambientais do armazém.

Os dados geram relatórios que são disponibilizados on-line para os clientes da empresa, além de permitirem o acionamento automático dos sistemas de condicionamento do ar. A temperatura permitida no ambiente varia entre 15 e 27 graus Celsius.

Para efetuar o controle da temperatura e umidade, especialmente na área de armazenagem de produtos de saúde e alimentos, será usado o princípio de condicionamento evaporativo, conhecido por resfriar, umidificar e renovar o ar, garantindo conforto e mantendo os parâmetros ambientais dentro dos limites especificados para as mercadorias armazenadas. Os oito sopradores climatizadores e os oito exaustores propiciarão uma renovação total do ar de até 18 vezes por hora, dependendo das condições externas e da insolação do edifício.

Um dos diferenciais do armazém da Modern Logistics é a cobertura, feita com telhas metálicas cobertas por mantas térmicas. As oito clarabóias que proporcionam iluminação natural foram pintadas com tinta térmica, que reflete até 75% da radiação solar, reduzindo em até 15ºC a temperatura nas placas de carbonato.

Redação
Publicado em 05/10/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h36


Mais Notícias