Metade cisne, metade ganso

Por Santiago Oliver em 13 de Dezembro de 2014 às 00:00

Ole Bestsy

Trata-se do mais antigo Boeing B-17 Flying Fortress e o único modelo D que existe. Seu nome original era Ole Bestsy. Ele participou de várias missões de bombardeio nas terríveis semanas que se seguiram ao ataque a Pearl Habor, ocorrido naquele fatídico 7 de dezembro de 1941. Mais tarde batizado como The Swoose, o avião serviu como transporte do general George Brett, comandante das forças aéreas aliadas no Pacífico Sul e esteve no Brasil, cuja bandeira está pintada num painel ainda preservado na sua fuselagem. Poucas horas depois do ataque a Pearl Harbor, o Ole Betsy realizou sua primeira missão de combate nas Filipinas e depois foi enviado para Java. Em 11 de janeiro de 1942, três caças japoneses provocaram severos danos no Ole Betsy durante um combate na costa de Borneo. O pessoal de manutenção na Austrália substituiu a danificada cauda por uma de outro D, além de também substituir os motores e transformar a aeronave num transporte armado. O capitão Weldon Smith, piloto particular do general Brett, deu-lhe um novo nome, batizando-o “The Swoose”, um pássaro metade cisne (swan) e metade ganso (goose). Depois de servir no Pacífico, passando por várias bases na zona de combate e ter combatido alguns inimigos, o general Brett voltou aos Estados Unidos e levou com ele o “The Swoose” (que tinha – e ainda tem – um grande desenho do estranho pássaro na fuselagem). A aeronave teve todo seu armamento retirado, passou por uma revisão geral e o general continuou a usá-lo como seu transporte pessoal até o final de 1945, período em que viajou por vários países latino-americanos, inclusive o Brasil, pintando suas bandeiras num painel branco sobre a parte dianteira da fuselagem. O “The Swoose” é talvez o único B-17 a ter permanecido em operação durante toda a guerra. Atualmente, o “The Swoose” está sendo restaurado no National Museum of the United States Air Force, em Dayton, Ohio, onde será colocado em exposição.


Curiosidades Boeing B-17 Flying Fortress Ole Bestsy The Swoose George Brett

Artigo publicado nesta revista

AERO Magazine 247 · Dezembro/2014 · Guia de compra 2015

Jatos, turbo-hélices e helicópteros à venda no Brasil


Airbus, Nova Rival da Embraer

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 216,00
Assine Agora porR$ 172,80R$ 302,40R$ 56,70R$ 56,70
Desconto
EconomizaR$ 43,20R$ 129,60R$ 159,30R$ 159,30
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 57,60 6x R$ 50,40
Assinando agora você GANHA também CHAVEIRO PORTA COPOS
Airbus, Nova Rival da Embraer

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar

Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas