AERO Magazine
Busca

A-4 Skyhawk

Marinha do Brasil recebe aviões modernizados

Veteranos A-4 Skyhawk ganharam atualizações em eletrônica e melhorias em sistemas


A Marinha do Brasil recebeu formalmente da Embraer o segundo AF-1B (McDonnell Douglas A-4 Skyhawk). A aeronave foi aceita pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.

Foram realizados dois voos pelo piloto de ensaios da Marinha do Brasil e a aeronave atendeu a todos os requisitos previstos em normas técnicas. A aeronave matriculada como N-1011 foi entregue ao Esquadrão VF-1, na Base Aérea de São Pedro da Aldeia. A Marinha deverá destinar a aeronave à campanha de treinamento e preparo dos pilotos para a transição de voo nas aeronaves modernizadas.

O N-1011 é o protótipo modernizado monoplace (AF-1B) e será entregue temporariamente ao Esquadrão VF-1, devendo retornar à Embraer antes do término do Programa de Modernização, para receber o retrofit (atualização da modernização) e a pintura definitiva de aeronave modernizada. 

O A-4 Skyhawk é um avião de ataque naval desenvolvido nos anos 1950 e amplamente empregado por diversas forças armadas ao redor do mundo. As aeronaves operadas pelo Brasil foram produzidas originalmente para o Kuwait e entregues a partir de 1977 e designadas como A-4KU e TA-4KU. Após a aposentadoria dos A-4KU, as primeiras unidades chegaram ao Brasil em 1998.

Redação
Publicado em 05/04/2016, às 14h00 - Atualizado às 16h15


Mais Notícias