AERO Magazine
Busca

Localização via satélite

Malaysia Airlines rastreará sua frota com satélites

A empresa tornou-se a primeira a contratar o novo sistema


Malaysia Airlines tornou-se a primeira companhia aérea a contratar um novo sistema de rastreamento de voo por satélite para sua frota de jatos. A decisão vem três anos após o Voo MH370 com destino a Beijing ter desaparecido com 239 pessoas a bordo. Usando uma rede de satélites, a empresa poderá monitorar suas aeronaves em áreas onde, atualmente, não existe vigilância. Isso inclui as regiões polares e áreas oceânicas não cobertas pelos sistemas existentes.

A companhia aérea firmou o acordo com a Aireon, a Flight Aware e a Sitaonair dos Estados Unidos. O novo sistema também permitirá maior atualização com relação à posição de cada aeronave, e os desvios da rota podem ser identificados com maior rapidez.

Com acesso a informações a cada minuto, a Malaysia Airlines saberá a localização, rumo, velocidade e altitude de todas as aeronaves da frota em voo, e será alertada quanto a uma eventual exceção.

A maioria dos voos atuais transmite sua posição usando sinais rastreados de terra e do espaço. O novo serviço, disponível em 2018, aumentará essa cobertura utilizando a constelação de satélites Iridium NEXT lançado no início do ano.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 20/04/2017, às 11h36 - Atualizado às 15h38


Mais Notícias