AERO Magazine
Busca

Mais econômico

Lufthansa recebe primeiro A320neo

Entrega marca início da nova geração de aviões de corredores únicos remotorizados. TAM, Azul e Avianca têm encomendas


A Airbus entregou o primeiro A320neo para a Lufthansa, atualmente o maior cliente e operador de aeronaves da Airbus no mundo. A família A320neo conta com uma série de refinamentos, incluindo o novo motor Pratt & Whitney PW1100G, que reduz o consumo em até 15% quando comparado à geração atual de motores. Além disso, os aviões receberam novos dispositivos aerodinâmicos de ponta de asas, batizados de Sharkles, que também auxiliam na redução do consumo.

A entrega para a Lufthansa marca o início da segunda geração da família A320. Lançado em meados da década de 1980, o A320 conquistou a maior parte do mercado de corredor único. Os atuais A320neo possuem mais de 60% do mercado em seu segmento.

Uma falha nos motores PW1100G tem sido um complicador no início de carreira do novo modelo. Por restrições operacionais, após o acionamento, cada motor deve permanecer por três minutos em marcha lenta. Tal restrição levou a Qatar a postergar a entrega de seus aviões, alegando que a limitação geraria gastos adicionais, especialmente em aeroportos congestionados.

No Brasil, o grupo Latam, a Azul e a Avianca possuem encomendas para a família A320neo, que deverá começar a ser entregue no país ainda este ano.

Leia mais sobre o A320neo: 

Latam poderá operar A320neo para Europa
> Novo avião da Airbus recebe aval para entrar em serviço

Redação
Publicado em 21/01/2016, às 13h00 - Atualizado às 14h14


Mais Notícias