AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Lufthansa adota novo procedimento de decolagem

Mudança nas operações na Alemanha economizará 3.000 toneladas de combustível por ano


Desde agosto de 2013, a Lufthansa tem conduzido testes de emissões de ruído produzidos pelo procedimento de aceleração de 1.000 pés (305 metros). No procedimento anterior as aeronaves que utilizavam a pista oeste do Aeroporto de Frankfurt aceleravam a pleno apenas com 1.500 pés (457 metros) devido às restrições locais na trajetória de decolagem.

Durante a maior medição mundial sobre o ruído na decolagem, as estações de medida registraram mais de 70 mil decolagens da Lufthansa. O que representa mais de metade de todas as decolagens da empresa em Frankfurt, um dos principais hubs companhia na Alemanha. Os dados foram analisados pelo Fórum Flughafen e a região local, que não pode observar mudanças significativas nas emissões de ruídos como resultado do procedimento modificado de decolagem. 

As medições confirmam os cálculos detalhados de um estudo científico já realizado pela Lufthansa, TU Berlin e o Centro Aeroespacial da Alemanha. Tomando-o como base o estudo anterior, a Lufthansa decidiu agora lançar este procedimento modificado de decolagem em todo o país. Durante anos diversas empresas aéreas utilizam este procedimento de decolagem devido à redução significativa no consumo de combustível e nas emissões de carbono.

A mudança na altitude de aceleração para 1.000 pés obedeceu aos padrões estabelecidos pela ICAO (International Civil Aviation Organization).Há algum tempo, a Lufthansa já havia obtido a permissão da Autoridade Federal da Aviação da Alemanha e do Ministério Federal do Transporte e Infraestrutura Digital (BMVI) para modificar seu procedimento.

*NOTA DO EDITOR* 

As aeronaves modernas utilizam um procedimento de decolagem onde o motor não está a pleno durante a corrida na pista e a rotação. O avião por estar configurado com flaps na posição de decolagem permite o motor trabalhar abaixo da potência máxima. Após determinada altitude o avião passa para a potencia de subida. altitude em que ocorre esse aumento da velocidade é a altitude de aceleração.

Redação
Publicado em 23/09/2014, às 10h10 - Atualizado às 13h23


Mais Notícias