AERO Magazine
Busca

Voos para a Ilha de Fidel

Companhias aéreas dos Estados Unidos estão de olho em Cuba

Após reaproximação diplomática, empresas como Delta e American planejam operar frequências regulares de seus hubs para Havana


Com a reaproximação de Washington com Havana, empresas aéreas norte-americanas se preparam para acompanhar a demanda por voos gerada pelo novo acordo. Segundos dados oficiais, mais de 2 milhões de cubanos e descentes vivem nos Estados Unidos, tornando estratégica a ligação entre ambos os países para as companhias dos Estados Unidos.

A American Airlines apresentou uma solicitação ao Departamento de Transporte (Department of Transportation), propondo a operação de voos regulares entre os Estados Unidos e Cuba, incluindo 10 frequências diárias para Havana a partir de Miami, considerado o hub para a América Latina da American.

“O condado Miami-Dade é o coração e a alma da comunidade cubano-americana, além de abrigar cerca de 50% da população cubano-americana dos Estados Unidos”, afirmou o presidente e CEO da American Airlines, Doug Parker.

Outros voos devem partir de cidades com grande concentração de imigrantes cubanos, como Charlotte, Dallas/Fort Worth, Los Angeles e Chicago. A proposta da American também inclui voos diários entre Miami e outras cinco cidades cubanas. “Os voos propostos pela American, a partir de Miami e outros quatro hubs, estabelecerão uma base sólida para o futuro crescimento sustentável dos laços comerciais e culturais entre Estados Unidos e Cuba”, conclui.

A Delta Air Lines também apresentou um pedido para oferecer voos diretos para Cuba por seus hubs em Atlanta e Nova York, assim como Miami e Orlando. A empresa pretende voar para Cuba empregando seus Boeing 737-800 nos voos partindo e chegando da Flórida, enquanto deverá optar pelos Boeing 757-200 nos voos de Atlanta e Nova York.

“Esperamos fornecer acesso dos Estados Unidos e de todo o mundo para a ilha”, disse Nicolas Ferri, vice-presidente da Delta para a América Latina e o Caribe.

Espera-se que a operação para Cuba seja reestabelecida neste ano, permitindo que companhias aéreas norte-americanas ofereçam até 20 voos diários entre os Estados Unidos e Havana e outros 10 voos diários para outras nove cidades cubanas com aeroportos internacionais.

Redação
Publicado em 04/03/2016, às 14h30 - Atualizado às 17h27


Mais Notícias