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Lan e TAM se tornam Latam

Para se consolidar na região grupo de companhias adota nova identidade corporativa


Timeline da evolução dos logotipos da Lan e Tam

Quase cinco anos após a fusão entre a chilena Lan e a brasileira TAM, foi anunciada a integração completa das marcas. Conforme esperado por muitos, a marca escolhida foi justamente Latam. A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo (LAN Airlines, Lan Peru, Lan Argentina, Lan Colômbia, Lan Equador, TAM Linhas Aéreas, TAM Transportes Aéreos Del Mercosur, Lan Cargo, Lan Cargo Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.

A decisão de dar origem a uma nova marca ocorre após a decisão de integrar os serviços de todas as empresas do grupo. O custo estimado para a adoção da nova marca é de US$ 40 milhões, sendo que quase 90% desse valor corresponde a repintura dos aviões e adoção dos novos uniformes.

Para a criação da nova marca, incluindo a identidade visual, o grupo Latam escutou mais de 3.000 clientes e 400 funcionários de diversas aéreas, além de contar com a consultoria de empresas especializadas. De acordo com Jerome Candier, vice-presidente de Marketing do grupo, um dos desafios foi unificar numa mesma identidade duas marcas conceituadas, a Lan com 86 anos de história e a Tam com 39 anos.

“Diante de todas as opções, a marca Latam sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão” afirma Mauricio Amaro, presidente do conselho de administração do grupo.

A mudança na identidade visual passará a ser visível para os passageiros a partir de 2016, num processo que deve se estender por até três anos. O prazo se deve especialmente a pintura dos aviões, que serão pintados com as novas cores conforme forem ocorrendo as manutenções programadas. As aeronaves novas de fábrica que chegarem após 2016 já ostentarão as novas cores.

Os próximos aviões novos ainda vão chegar com as cores atuais, de ambas empresas, incluindo o novo Airbus A350 XWB. “O processo para mudar a pintura ou interior de uma aeronave nova exige um planejamento entre 12 e 18 meses junto ao fabricante”, afirmou Candier. “O avião está praticamente pronto e virá com as cores atuais da Tam”, completou Claudia Sender, presidente da Tam.

Já os programas de milhagem permanecerão independentes nos próximos anos, já que exige a integração completa de todos os sistemas. “Os programas [de milhagem] pertencerão como estão. É um processo mais complexo e que envolve outras empresas” comentou Cardier.

Embora o grupo tenha unificado a marca, por questões legais e estruturais as empresas continuaram mantendo suas operações independentes e com marcas próprias. As restrições relacionadas as regulamentações aeronáuticas, leis trabalhistas e tributárias não permitirão, ao menos no médio prazo, uma unificação total da empresa.

Redação
Publicado em 06/08/2015, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2015, às 13h26


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