AERO Magazine
Busca

Labace em nova casa

Editorial - Edição 235


A saída da Labace de Congonhas representa uma mudança crucial na expansão daquela que se tornou, na última década, a maior feira de aviação executiva da América Latina. Com a indisponibilidade da área dentro do principal aeroporto doméstico brasileiro, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), organizadora do evento, avalia alternativas para a realização da edição de 2014. A principal delas é o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), dentro do aeroporto do Campo de Marte e ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, justamente por estar localizado na capital paulista, considerada a “sede” da aviação voltada a missões de negócio no país. A decisão final deve sair no início de 2014. Duas certezas, porém, parecem estabelecidas. Uma é a de que o mercado irá para onde a Labace for, justamente pela relevância incontestável da feira para o trade. A outra é a de que haverá espaço físico para crescer, abrindo uma brecha para o aumento do número de expositores, incluindo fabricantes de aviões leves. A aeronave que estampa nossa capa, aliás, o monomotor turbo-hélice Epic LT, foi um dos destaques da última Labace.

Ainda nesta edição, um importante debate para a comunidade aeronáutica: a criminalização de acidentes e incidentes no âmbito do transporte aéreo. Em seu primeiro artigo para AERO Magazine, o aviador Daniel Calazans, mais conhecido como Prefessor Kalazans, alerta para uma situação preocupante. Segundo ele, pilotos, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais envolvidos na atividade aérea não estão atentos para uma tendência irrefreável, no Brasil e no mundo – independente do mérito da questão –, a de que correm cada vez mais riscos de se tornarem réus nos tribunais.

Outro tema caro ao aviador abordado nas páginas deste exemplar é a famigerada aquaplanagem. Com a chegada da temporada de chuvas em grande parte do país, pilotos devem redobrar a atenção ao operar em pistas molhadas. Elencamos algumas dicas valiosas na reportagem. Finalmente, temos uma saborosa matéria assinada por Robert Zwerdling sobre os 70 anos da operação Chastise promovida pela Royal Air Force (RAF), que destruiu duas importantes represas no vale do Ruhr, em território alemão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Bom voo,

Giuliano Agmont e Christian Burgos

Redação
Publicado em 16/12/2013, às 00h00


Mais Editorial