AERO Magazine
Busca

Homologado e pronto para a ação

KC-390 recebe certificação da ANAC

Processo permite o inicio das entregas do avião para a FAB


A ANAC emitiu na última sexta-feira (19) a Certificação de Tipo do EMB390KC, comercialmente conhecido como KC-390. O certificado permite que a aeronave possa ser comercializada e entregue a FAB.

Embora seja uma aeronave desenvolvida com foco no mercado militar, as regras atuais exigem a certificação do modelo por uma entidade aeronáutica, o mesmo valendo para aeronaves de combate puras. O objetivo é garantir o cumprimento de rígidas normas de segurança existentes no setor aeronáutico como um todo. Além disso, mesmo não confirmado oficialmente, a Embraer poderá desenvolver uma versão civil do modelo, voltado para o transporte de carga aérea.

O programa de certificação do KC-390 durou sete anos, com a verificação de mais 2.500 requisitos, e envolveu a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela ANAC, além de engenheiros e técnicos da agência.

Durante o processo de certificação, que inclui inúmeras análises e testes, a Embraer demonstrou que a plataforma básica do modelo EMB390KC, atendia os níveis previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 25, ou seja, idêntico aos padrões utilizados pelos aviões de maior porte utilizados na aviação comercial.

A certificação de tipo é emitida pela ANAC quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. Isso evidência que o nível de segurança da aeronave é compatível com padrões internacionais e que permite que o modelo certificado seja comercializado no Brasil e registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

Agora o modelo deverá iniciar uma extensa campanha de validação operacional dentro da FAB, onde será submetido a operação real dentro das necessidades reais de emprego militar.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/10/2018, às 14h00 - Atualizado às 16h09


Mais Notícias