FAB alocou o KC-390 no Esquadrão Gordo e amplia capacidade operacional do avião brasileiro
Em cerimônia realizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), o Esquadrão Gordo, recebeu seus primeiros Embraer KC-390.
As aeronaves estavam alocadas no Esquadrão Zeus, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde iniciaram suas atividades na FAB. Com a criação de uma doutrina operacional já estabelecida o Comando da Aeronáutica seguiu com o planejamento de tornar o Esquadrão Gordo também operador do KC-390.
Um dos destaques do 1º/1º GT é ser operador do C-130 Hercules, que deverá ser completamente substituído pelo avião da Embraer. Por ora, o esquadrão terá condições de avaliar de forma mais próxima as capacidades de ambos os aviões, obtendo dados importantes para ampliar as capacidades operacionais do KC-390.
Os primeiros C-130 Hercules chegaram ao Brasil em meados da década de 1960, operando desde então no 1º/1º GT, onde se tornaram a espinha dorsal de transporte logístico e tático da FAB. Ao longo dos quase 60 anos de serviço na FAB os Hercules se tornaram responsáveis por uma infinidade de missões, desde transporte de carga e tropa, reabastecimento em voo, até apoio a operações humanitárias no Brasil e no exterior, suporte as missões na Antártida, combate a incêndios, entre outros.
Com a expertise do Esquadrão Gordo a FAB poderá dar continuidade a obtenção de capacidade operacional dos KC-390, incluindo na Antártida e novas capacidade de reabastecimento.
A chegada dos dois primeiros KC-390 no Rio de Janeiro foi marcada ainda pelo sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça, com seus A-29 Super Tucano, que se apresentaram em passagens baixas na Base Aérea do Galeão.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/03/2022, às 15h10
+lidas