AERO Magazine
Busca

SportJet

Jato russo especial para viagens de atletas

Sukhoi SSJ100 SportJet, o charter para o transporte de e para o local das competições


A Sukhoi Civil Aircraft Company espera atrair clientes para a próxima variante de negócios do seu jato de Superjet SSJ100. Chamado SportJet, com certificação prevista para 2018, o novo jato se destina principalmente aos voos charter que fazem o transporte de equipes profissionais e amadoras às competições nacionais e internacionais. Segundo a Sukhoi, é um mercado de US$ 600 milhões por ano.

Por que uma equipe de futebol, rugby, hockey, basquete ou outras, necessita de um jato especificamente projetado para transportá-las? O SportJet minimiza a espera em embarques e desembarques de voos longos e permite a recuperação dos atletas a caminho do próximo encontro ou seu retorno à base. A aeronave incorpora “soluções médicas e de TI inovadoras”, apresentando quatro zonas na cabine principal, recuperação, para os técnicos e administração.

Os inimigos naturais de um sono reparador em voos longos são o jet-lag, a desidratação, o estresse físico e a hipóxia. Para combater o jet-lag, as lâmpadas controladas por computador proporcionam um ambiente que combina melhor possível com o “ritmo Circadiano” dos atletas conforme o fuso horário no destino. É uma solução que começa a ser lançada também nos jatos de negócios. 

O SportJet oferece poltronas “inteligentes” que se transformam em camas para facilitar o sono dos valiosos ocupantes. Os assentos têm sensores para medir o ritmo cardíaco, concentração sangue-oxigênio, e níveis de hidratação.

A zona “Recuperação/Médica-Biológia”, conta com mesa de massagem e outros equipamentos de recuperação. Ela também apresenta uma “cápsula diagnóstica” que mostra os dados fisiológicos de cada atleta, um gravador de eletrocardiograma, um spirometer, gerador de hipóxia, monitor de pressão sanguínea, oxímetro de pulsação e um dinamômetro.

Na verdade, a maioria dos jatos de negócios poderia recorrer – em caso de interesse – a toda a tecnologia presente no Sukhoi SSJ-100 SportJet, o que o diferencia dos jatos comerciais comuns.

Redação
Publicado em 23/11/2016, às 17h21 - Atualizado às 17h30


Mais Notícias