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Tem até claraboia

Jato de negócios com cabine mais alta do mercado faz seu primeiro voo

Capaz de voar sem escalas entre as principais cidades do mundo, novo Dassault Falcon 5X realizou decolagem inaugural com versão preliminar de motores




O novo Falcon 5X da Dassault Falcon Jet acaba de realizar seu primeiro voo decolando da unidade de montagem final de Bordeaux-Merignac, na França. Foram duas horas de voo em que o primeiro protótipo utilizou uma versão preliminar dos motores Safran Silvercrest. Segundo o fabricante, o objetivo dessa campanha de teste é simplificar o processo de desenvolvimento. Os testes de validação e certificação de voo serão realizados no próximo ano, quando a Safran entregará os motores certificados, atendendo às especificações da Dassault. A expectativa é a de que o 5X entre em serviço em 2020.

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Com alcance de quase 10.000 km (5.200 milhas náuticas), o Falcon 5X apresenta a maior cabine de sua categoria (capaz de suplantar até competidores ultralongo alcance) com 1,98 m de altura e 2,18 m de largura. São 50 metros cúbicos de cabine, sem considerar bagageiro e cockpit. Tem até uma inédita claraboia com sistema eletrônico de escurecimento. “A cabine do Falcon 5X será a mais alta e a mais ampla da indústria”, garante Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Mesmo assim, a aeronave terá uma capacidade de pouso a uma velocidade de uma aeronave turbo-hélice e ainda um consumo de combustível menor do que qualquer outro jato executivo de sua classe”.

O desempenho do Falcon 5X permitirá ao novo jato operar na maioria dos aeroportos existentes. Com uma velocidade de aproximação de apenas 105 nós, faixa próxima de muitos turbo-hélices, o novo modelo da Dassault possui uma performance praticamente única entre todos os aviões de cabine larga do mercado.

O projeto conta com um novo desenho de asa, com perfil ultraeficiente e sistema de controle de voo digital, similar ao existente nos caças Rafale, assim como uma suíte de aviônicos EASy, no estado da arte. A Dassault sempre se destacou no meio aeronáutico por seus projetos aerodinâmicos, em especial os de asa, que contribuem para melhorar não só o desempenho dos aviões como, também, as características de voo, além de reduzir o consumo de combustível. Entre os destaques das asas do 5X está o novo projeto de perfil supercrítico. Com 33 graus de bordo de ataque, curvatura mais acentuada do bordo de fuga e winglets incorporados ao desenho das asas, o novo desenho tornou a superfície alar mais eficiente. O resultado é uma maior relação entre sustentação e arrasto do que a encontrada em qualquer outro Falcon, o que é um dos trunfos para melhorar a eficiência e a performance.

Os motores Snecma Silvercrest prometem oferecer um consumo até 15% menor, em relação aos atuais motores que equipam versões similares no mercado.  

Redação
Publicado em 10/07/2017, às 11h43 - Atualizado às 11h59


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