AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Interjet doa A320 para escola

Aeronave foi doada ao Instituto Politécnico Nacional do México


A mexicana Interjet doou ao Instituto Politécnico Nacional, do México, um Airbus A320 recentemente retirado de serviço. O objetivo é fortalecer o curso de engenharia aeronáutica oferecido pelo instituto.

O A320-214, ex-XA-ROA (número de série 0707), voou pela primeira vez em junho de 1997 , tendo sido entregue em agosto do mesmo ano para a chinesa Zhejiang Airlines. Em 2003 passou a voar pela Air China, onde operou até 2011, quando foi vendido a Interjet.

Embora tenha menos de 20 anos de uso, o modelo contava com um elevado número de horas de voo, o que tornava sua manutenção inviável diante da situação econômica global.

De acordo com a Interjet, seis estudantes de engenharia aeronáutica serão encarregados de desmontar o avião para o transporte até as instalações da Escuela Superior de Ingeniería Mecánica y Eléctrica. Posteriormente deverão ser também responsáveis por sua montagem.

A doação não inclui os motores e alguns itens que podem ser reaproveitados na frota atualmente em serviço. De acordo com o instituto, a seção doada é suficiente para o curso, já que os itens faltantes são complementares.

“O avião auxiliará os alunos em projetos de design e construção do trem de pouso, planos de ação e de solução para a desmontagem e montagem da fuselagem em duas seções, assim como o projeto de sistemas de iluminação ao ar livre” disse José Luis Garza, diretor geral da Interjet.

Redação
Publicado em 13/02/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h03


Mais Notícias