AERO Magazine
Busca

Homem vs Máquina

Inteligência artificial vence combate com humanos

Sistema ALPHA vence peritos em instrução de combate e obtém inéditos 100% de aproveitamento


Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cincinnati obteve um feito histórico ao se tornar a primeira plataforma a obter resultados positivos pilotando uma aeronave de caça.

O sistema batizado de ALPHA foi testado pelo coronel Gene Lee, aposentado da força aérea dos Estados Unidos, reconhecido como um dos maiores peritos em pilotagem de combate, que comprovou a eficácia da plataforma.


Simulação comprovou potencial de combate do ALPHA

O sistema ALPHA é atualmente uma ferramenta de pesquisa para formação de equipes de aeronave tripuladas e não tripuladas em um ambiente de simulação. Em suas primeiras iterações, o ALPHA consistentemente superou um programa anteriormente utilizado pelo Air Force Research Lab. O sistema anterior mantinha um saldo favorável de vitórias para os pilotos, ao contrário do ALPHA que derrotou todos seus adversários.

O sistema empregado no ALPHa aprende com seus adversários, absorvendo informações complexas de interação entre os métodos atuais de combate existente, emprego de armas, táticas de combate, entre outros. Com isso, a cada novo rival, o computador aprende e desenvolve suas próprias táticas. Em todos os combates simulados com o coronel Lee, o ALPHA obteve completa vantagem, obtendo a totalidade das vitórias.


Futuras aeronaves não-tripuladas podem ser controladas por sistemas de inteligência artificial

Segundo Lee, que tem trabalhado em plataformas de inteligência artificial desde a década de 1980, o ALPHA é o primeiro sistema capaz de derrotar completamente um piloto humano. “Fiquei surpreso com o quão consciente e reativa ele [ALPHA] era. Parecia estar ciente das minhas intenções e reagindo instantaneamente às minhas alterações no voo e o modo que empregava meus mísseis. Ele sabia como evitar o tiro que eu estava disparando. Moveu-se instantaneamente entre as ações defensivas e ofensivas, conforme necessário”, comentou “ É a inteligência artificial agressiva, ágil, dinâmica e credível que eu vi”.

Embora tenha capacidades superiores a sistemas rivais, o ALPHA ainda está em fase experimental, combatendo apenas em ambientes simulados sem maiores interações dinâmicas e físicas. Os pesquisadores pretendem agora ampliar o espectro de sistemas e simulações dinâmicas, aproximando o ambiente de um combate real. Os estudos inicias visavam apenas desenvolver o sistema de inteligência artificial e o modo que ele poderia aprender e interagir com humanos.

Os pesquisadores acreditam que um sistema completo poderá entrar em serviço nas próximas duas décadas, substituindo completamente o ser humano em missões de combate. Uma das vantagens é tirar o fator humano, sensível a forças físicas que limitam a manobrabilidade de uma aeronave e especialmente aos erros humanos. Uma plataforma baseada em inteligência artificial poderá evitar erros de julgamento, podendo neutralizar ameaças com maior precisão e com o mínimo de baixas externas possível.

Os dados da fase atual de desenvolvimento do ALPHA foram recentemente publicados no Journal of Defense Management, apontando soluções para projetos em veículos aéreos não tripulados (UCAV) para fins de investigação.

Redação
Publicado em 01/07/2016, às 17h30 - Atualizado às 17h40


Mais Notícias