AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Indra apresenta versão não tripulada do P2006T MRI

Aeronave possui capacidade de patrulha marítima e busca e salvamento


A Indra apresentou durante o Maritime Reconnaissance & Surveillance, em Londres, a versão não tripulada do avião de vigilância marítima P2006T MRI. O modelo foi desenvolvido inicialmente pela Indra como uma solução de vigilância aérea de baixo custo baseada em um avião tripulado.

O objetivo é colocar no mercado uma aeronave não tripulada com valor inferior aos € 6 milhões, com autonomia de voo de 12 horas e capacidade de vigilância marítima e de busca e resgate. O modelo permite a integração de um radar de varredura eletrônica Seaspray 5000E, uma câmera visível e infravermelha de alta resolução, um sistema AIS, um radioenlace _line of sight, com um alcance eficaz de 180 milhas náuticas, e um terminal inmarsat. Este terminal é capaz de transmitir em tempo real o sinal radar a uma estação terrestre, vídeo visível e infravermelho, dados AIS e dados de navegação do avião, de maneira que sejam monitorados a partir do solo em tempo real.

Atualmente a Indra trabalha na fase de certificação e provas do sistema e recentemente ofereceu à Xunta de Galicia (Governo Autônomo da Galícia, Espanha) a possibilidade de desenvolver estas atividades no centro de desenvolvimento de UAVs projetado nas instalações do aeródromo de Rozas, em Lugo.

O modelo foi desenvolvido para complementar os sistemas de vigilância de costas que, como o SIVE (Sistema Integrado de Vigilância Exterior) no caso espanhol, foram desenvolvidos por diferentes países para a proteção e vigilância de suas fronteiras marítimas.

Redação
Publicado em 15/10/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h50


Mais Notícias