AERO Magazine
Busca

Especial

HyperMach oferece avião capaz de voar a 6.000 km/h

Nova aeronave de negócios poderá voar entre São Paulo e Miami em 1h30


Acontece na NBAA 2016 by

A HyperMach Aerospace espera validar nos próximos dois anos as tecnologias cruciais para viabilizar o desenvolvimento do Hyperstar, um jato de negócios com capacidade de voo hipersônico. O projeto prevê uma aeronave com velocidade de cruzeiro de Mach 5, ou seja, 6.174 km/h, com alcance de 7.000 nm e voando a 80.000 pés. A velocidade estimada é quase o triplo da obtida pelo Concorde, que voava a pouco mais de 2.100 km/h.


Projeto atual prevê reposicionamento dos motores e novos estebilizadores em V

Na NBAA-Bace (Business Aviation Convention & Exhibition of the National Business Aviation Association) a HyperMach anunciou que o programa foi revisto, passando a acomodar 36 passageiros, em vez de 20, ao mesmo tempo que uma série de mudanças foram necessárias no projeto básico. Entre as alterações mais significativas está uma nova asa em delta, maior, e uma cauda em V, realocada para acomodar os novos motores que devem ser mais potentes e maiores. Com o aumento do comprimento da fuselagem foi possível acomodar novos tanques de combustível centrais, incrementando o alcance.

A HyperMach acredita que poderá começar os testes em túnel de vento do Hyperstar no próximo ano, com planos para começar a testar a capacidade hipersônica do design em maio em uma instalação de túnel de vento na Europa. Também é previsto o início de testes em baixa velocidade em um túnel de vento nos Estados Unidos e ensaios de alta velocidade em outra instalação na Europa. As análises da performance de voo em baixa e em alta velocidade estão programadas para serem concluídas ainda em 2017, enquanto as avaliações hipersônicas devem durar 30 meses.

Diversas empresas startup têm apostado em aeronaves supersônicas de negócios, especialmente pela necessidade do setor de buscar soluções que permitam executivos cruzarem grandes distâncias no menor tempo possível. Todavia, a maioria dos projetos tem focado em voos com velocidade média entre 1.500 km/h e 2.000 km/h. O Hyperstar é o primeiro projeto hipersônico com ambições comerciais. O North American X-15 foi um dos únicos aviões a atingir velocidade hipersônica atingindo 7.274 km/h, mas apenas de forma experimental.

Redação
Publicado em 31/10/2016, às 16h40 - Atualizado em 01/11/2016, às 12h38


Mais Notícias