AERO Magazine
Busca

Estreia com asa direita

HondaJet desbanca Phenom 300 da Embraer no ranking de vendas do primeiro semestre

Números do GAMA mostram vitória parcial do jato japonês em seu primeiro ano de disputa de mercado


Especial Labace by 

[Colocar Alt]

Se as vendas de jatos leves de negócios até meados do ano servem como indicadores, é possível que o HA-420 HondaJet se torne a aeronave mais vendida em 2017 logo em sua estreia no mercado. Caso se confirmem estas previsões, o jato japonês desbancaria o Phenom 300 da Embraer no ranking de entregas. 

De acordo com as últimas estatísticas da GAMA, a principal associação de fabricantes da aviação geral do mundo, a Honda Aircraft entregou 24 aeronaves no primeiro semestre, enquanto a Embraer disponibilizou 20 unidades do Phenom 300 aos seus clientes. 

Apesar da vantagem parcial, a Honda Aircraft, baseada em Greensboro, North Carolina, fabrica atualmente cerca de quatro aeronaves por mês, e só alcançará a capacidade plena de suas instalações (80 unidades por ano) em março de 2019.

Já as instalações da Embraer Executive Jets, em Melbourne, Flórida, tem atualmente a capacidade de montar até 96 Phenom 300 por ano – ou mais ainda, caso seja instituído um terceiro turno de trabalho.

Estatísticas à parte, o fabricante japonês comemora os resultados iniciais de venda de seu novo jato, que acaba de receber a certificação de tipo no Brasil, concedida pela Anac.  


Por Ernesto Klotzel
Publicado em 21/08/2017, às 09h00 - Atualizado em 30/08/2017, às 15h39


Mais Notícias