AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

Helibras inaugura novo centro de treinamento e simuladores

Instalação no Rio de Janeiro atenderá os operadores do H225 e H225M


A Helibras deverá inaugurar na próxima sexta-feira (21) o Centro de Treinamento e Simuladores (CTS), no Rio de Janeiro.

O novo centro faz parte do contrato H-XBR, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves H225M (EC725), transferência de conhecimentos e produção de diversos itens pela indústria nacional e disponibilização de meios de manutenção e treinamento em território nacional.

O CTS irá oferecer treinamento para os operadores civis do H225 e militares do H225M num Full Flight Simulator, único simulador para esses modelos de helicópteros instalado nas Américas. O FFS permitirá ao piloto realizar a sua qualificação de tipo, treinamentos de rotina e de situações de emergência em um ambiente de realidade virtual. O simulador terá uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores brasileiros. Dessa forma, a tecnologia leva o treinamento para o mais próximo possível da realidade operacional do piloto. Tal aproximação com o ambiente operacional ajuda a aprimorar a proficiência dos pilotos, que terão a disposição um cenário que reflete a sua realidade. O treinamento no Brasil também representa uma significativa redução de custos com treinamento e redução do tempo de ausência dos pilotos de suas funções. Para os operadores militares, o simulador disponibiliza treinamentos específicos, como voos com óculos de visão noturna (NVG) e de imageador térmico infravermelho (FLIR). Os treinamentos serão realizados na língua portuguesa, existindo ainda a possibilidade de receber turmas de alunos estrangeiros, que também operam o H225/H225M, como Argentina e México.

“Esse será mais um apoio da rede mundial de treinamento da Airbus Helicopters para atender às demandas de operadores militares e civis, brasileiros e estrangeiros, sobretudo das Forças Armadas e do mercado de petróleo“, diz Eduardo Marson, Presidente da Helibras.

O CTS está passando por um processo de certificação junto à prefeitura para obter o selo Qualiverde e, em breve, poderá ser o tornar o primeiro edifício da cidade do Rio de Janeiro a ter essa certificação de obra sustentável. A construção do prédio durou pouco mais de 10 meses e teve o investimento total de R$ 80 milhões.

O evento contará com a presença do Ministro da Defesa Jaques Wagner, do Prefeito da cidade Eduardo Paes e de diversas autoridades civis e militares.

Redação
Publicado em 19/08/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h28


Mais Notícias