AERO Magazine
Busca

Novo de novo

Helibras entrega dois helicópteros modernizados ao Exército

Super Pantera e Fennec receberam uma série de melhorias, como novos motores



Super Pantera (acima); e Fennec modernizado

A Helibras entregou mais dois helicópteros modernizados para a Aviação do Exército. As aeronaves saíram da sede do fabricante, em Itajubá, com destino à Taubaté, interior de São Paulo. As entregas contemplaram um Fennec, destinada ao 1º BAvEx e um Pantera entregue ao 2º BAvEx.

Os cronogramas definidos e a cadência de entregas mantêm as equipes ocupadas e produtivas até a finalização das entregas. Até o momento, a Aviação do Exército já recebeu 14 Fennec e seis Panteras, totalizando 20 helicópteros modernizados com maior vida útil, segurança e capacidades para as missões.

O projeto de modernização dos Fennec contempla a instalação de novos sistemas aviônicos digitais, piloto automático, rádios Nav-Com com comunicação segura e equipamentos de missão. Entre os destaques está a instalação do braço de armamento padrão Otan. O dispositivo possui uma instalação no centro de gravidade da aeronave, que equilibra o peso do equipamento no helicóptero, sendo compatível com armamentos no padrão adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A modernização dos AS 365, para o padrão K2, inclui a instalação dos motores Arriel 2C2CG, que proporciona incremento da potência em 40% e extensão da vida útil por 25 anos. Além disso, o projeto contemplou a inclusão de um novo piloto automático digital, equipamento de visão noturna e corta-cabos (dispositivo de proteção que evita acidentes em casos de choque com fios elétricos) e revitalização da célula. Após o processo as aeronaves foram oficialmente redesignadas como AS 365 K2-Super Pantera.

Em 2017, a Helibras entregará ao cliente quatro outros Fennecs e três Panteras modernizados.

Redação
Publicado em 06/12/2016, às 15h00 - Atualizado às 15h18


Mais Notícias