AERO Magazine
Busca

Ambulância aérea

Helibras desenvolve versão aeromédica do helicóptero H130

Aeronave da família Esquilo terá kit especial para missões de resgate


O helicóptero monoturbina H130 terá opção de interior aeromédico. O conjunto está sendo desenvolvido pela Airbus Helicopters por intermédio do centro de engenharia da Helibras, no Brasil, em conjunto com potenciais parceiros especializados nestes tipos de equipamentos.

O helicóptero, que faz parte da família Esquilo, representa uma evolução em relação ao H125, aeronave amplamente empregada para uso policial e aeromédico. Com maior potência de decolagem (952 shp), o H130 também conta com cabine e bagageiros de grande volume, autonomia superior a 3 horas e alcance de mais de 600 km. Na configuração aeromédica, além dos modernos itens já embarcados, como o sistema de controle ativo de vibração (AVCS), o helicóptero traz opcionais de ponta para as atividades de resgate e salvamento.


Espaço para a maca 

O H130 está situado numa categoria acima do H125, embora apresente elementos semelhantes ao irmão menor, como a caixa de transmissão principal, modernizada e montada na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). Também são comuns peças como a estrela, mastro e as pás do rotor principal, turbina e os sistemas de ar condicionado, desembaçadores e aviônicos, podendo ainda contar com sistema Glass Cockpit, o que reduz o trabalho da tripulação e contribui para a segurança na operação.

Essas semelhanças tornam as atividades mais fáceis e práticas aos operadores que já trabalham com o Esquilo em grandes frotas, como na Polícia Militar de São Paulo, a Polícia Militar e o Bombeiro Militar do RJ, pois podem gerar economia no tempo de adaptação entre as plataformas (para tripulações e mecânicos), na redução de itens em estoque, devido ao usos de peças comuns, e na otimização em relação à manutenção e demais custos envolvidos.

O H130 conta com um programa de manutenção que proporciona menos inspeções e, portanto, maior disponibilidade diária para voo.

Redação
Publicado em 01/02/2016, às 19h00


Mais Notícias