AERO Magazine
Busca

Antinavio

Helibras apresenta primeiro H225M armado do Brasil

Aeronave destinada a Marinha é a primeira operacional da força e está equipada com o míssil Exocet AM39


A Helibras apresentaou o primeiro H225M operacional da Marinha do Brasil. O modelo é armado com até dois dois mísseis Exocet AM39 B2M2 de última geração, sendo produzido dentro do programa H-XBR.

O protótipo BRA-05 conta com o Sistema Tático de Missão Naval, desenvolvido pela Helibras especialmente para as missões da Marinha, com radar de patrulha APS-143, sistema Chaff & Flare de contramedidas e sistema de inteligência.

O primeiro voo da aeronave reuniu o presidente da Helibras, Richard Marelli, o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, além de convidados de Marinha, Aeronáutica, Exército e empresas parceiras, que puderam acompanhar o andamento do projeto.


H225M da Marinha do Brasil pode carregar até dois misseis Exocet AM39

O desenvolvimento da nova versão naval foi realizado sob a liderança da Helibras em colaboração com a ATECH e ADS, responsáveis pelo sistema tático de Missão Naval, que é o coração da integração do míssil com a aeronave e sensores; a Avibras e a Mectron, que realizam a motorização do míssil Exocet AM39 B2M2, fabricado pela francesa MBDA.

O Sistema Tático de Missão Naval instalado no H225M permite ao comandante da missão estabelecer e avaliar uma situação complexa, em coordenação com um operador no console tático na cabine do helicóptero, e autorizar o lançamento do míssil nas melhores condições.

A aeronave BRA-05 será o primeiro H225M em versão operacional a ser entregue para a Marinha, o que só deve ocorrer em 2018. No próximo ano, os novos sistemas desta versão passarão pela avaliação e certificação da autoridade militar, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA-IFI).

O helicóptero faz parte do contrato de 50 unidades do programa H-XBR encomendadas pelo Ministério da Defesa e Forças Armadas que estão sendo produzidas no Brasil.

A empresa já entregou 26 aeronaves desse pacote que já somaram mais de 14 mil horas de voo. Sete deles estão em operação na Marinha do Brasil, dez na FAB, incluindo duas unidades do GTE (Grupo de Transporte Especial), destinado ao transporte do presidente, e nove no Exército Brasileiro.

Redação
Publicado em 27/10/2016, às 10h00 - Atualizado às 10h57


Mais Notícias