AERO Magazine
Busca

Gripen brasileiro terá painel similar ao do F-35

AEL entrega primeiro software de demonstração do sistema do futuro caça da FAB



Apenas dois aviões no mundo usam as telas WAD, o Gripen brasileiro e o norte-americano F-35 Lightning II 

A AEL Sistemas entregou à Saab a versão preliminar do software que demonstra os conceitos de HMI (Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display) que será usado nos caças Gripen E/F da Força Aérea Brasileira.

Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a escolha da AEL como um dos parceiros do Gripen no Brasil. As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o WAD, HUD (Head-Up Display) e o HMD (Helmet Mounted Display), os quais serão integrados ao Gripen NG brasileiro.

O novo programa de desenvolvimento desses sistemas, iniciado no primeiro semestre de 2015, deverá durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção. A integração dos sistemas na aeronave será feita pela Saab e pela Embraer.

Os engenheiros da AEL realizaram o desenvolvimento do software em estreita colaboração com os especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD, quando integrado ao Gripen.

O display é similar ao adotado pelo Lockheed Martin F-35 Lightning II, que deverá ser o mais novo caça das forças armadas dos Estados Unidos.

Redação
Publicado em 06/05/2016, às 17h15 - Atualizado às 17h27


Mais Notícias