AERO Magazine
Busca

Safra modernizada

GE desenvolve novo motor para aviação agrícola

Série H80 recebe melhorias voltadas para operação no campo


A GE Aviation anunciou durante o SINDAG (Congresso Nacional de Aviação Agrícola) que deverá lançar uma atualização do motor H80, da família H Series, voltado especialmente para a aviação agrícola.

O projeto desenvolvido em parceria com a Thrush Aircraft, oferecerá um novo sistema de controle eletrônico (EEC, em inglês). Projetado para reduzir a carga de trabalho do piloto, o EEC possui uma alavanca única capaz de controlar tanto o funcionamento do motor, quanto da hélice.

O primeiro modelo a contar com o novo motor será o Thrush 510G, que deve estrar em operação em 2017. Os primeiros testes em voo do sistema de controle eletrônico foram realizados no primeiro trimestre deste ano. Entre os benefícios registrados está a prevenção automática de sobreaquecimento e sobretorque, o que resulta em uma maior vida útil do motor e facilidade de manutenção

Outra novidade apresentada pela GE Aviation foi a ampliação em mais de 10% do tempo para manutenção dos motores H Series. A família de motores, que hoje deve passar pelo processo de revisão a cada 3.600 horas ou 6.600 ciclos (o que ocorrer primeiro), passará a voar 4.000 horas entre uma revisão e outra, sem limite de ciclos. A novidade é válida tanto para novas unidades, quanto para as já em operação. Além disso, a garantia da unidade de controle do combustível dos motores H Series passa a ser de 2.500 horas, resultando em significativas reduções de custos.

Brasil ganha novo Centro de Serviços Autorizados

A partir de julho, o mercado de aviação agrícola brasileiro irá contar com um novo Centro de Serviços Autorizados para os turboélices H Series da GE, através da parceria entre o fabricante norte-americano e a SOMA (Serviços Oficina e Manutenção Aeronáutica), localizada na cidade de Primavera do Leste, MT.

Desde a chegada dos turboélices H Series no mercado, em 2012, mais de 200 motores foram entregues a operadores das mais diversas aeronaves, incluindo o modelo agrícola Thrush 510G. O SINDAG, evento anual que reúne os principais nomes da indústria aeronáutica com foco na agricultura, acontece de 22 a 24 de junho, em Botucatu (SP).

Redação
Publicado em 22/06/2016, às 16h00 - Atualizado às 17h02


Mais Notícias