AERO Magazine
Busca

Indústria

Garmin aborda segurança de aviônicos

Industria teme por invasão hacker em modernas suítes de aviônicos


A Garmin, uma das maiores fabricantes de aviônicos do mundo, abordou em seu blog a questão da segurança das novas suítes de aviônicos, em especial sobre a possibilidade de invasão por hackers.

O temor sobre a possibilidade de um moderno sistema de navegação ser invadido e ter seu controle alterado é presente no cotidiano de muitos, inclusive aviadores. Parte desse alarde surgiu quando o consultor em segurança, Hugo Teso, apresentou em Amsterdã, a capacidade de invadir os sistemas de um avião em voo, utilizando um aplicativo desenvolvido para smartphones. O seminário intitulado “Hack in the Box” aterrorizou muitos devido a alegada fragilidade da segurança exposta por Teso.

No entanto, a indústria aeronáutica refutou a apresentação, pois Teso utilizou um sistema derivado de um simulador de voo para computadores domésticos. Mesmo tendo invadido o FMS (Flight Management System) e todos os sistemas de navegação, nenhum modelo apresentado correspondia a plataformas reais utilizadas na aviação civil ou militar.

Porém, após o desaparecimento do voo MH370, o mundo voltou a cogitar a possibilidade de pessoas má intencionadas invadirem os sistemas de um avião, tendo total controle do voo.

Ainda assim, o seminário de Teso serviu para alertar as autoridades ao redor do mundo, que passaram a exigir novos índices de segurança. Enquanto o voo MH370 reacendeu a preocupação em relação à vulnerabilidade dos sistemas embarcados.

Para ler na íntegra a abordagem de segurança feita pela Garmin, acesse: http://garmin.blogs.com/my_weblog/2014/06/avionics-and-hackers-an-industry-perspective.html#.U6hNTvldUs4

Redação
Publicado em 23/06/2014, às 13h06 - Atualizado às 13h18


Mais Notícias