AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Futuros pilotos de caça aprendem técnicas de combate

Curso de Especialização Operacional ocorre na Base Aérea de Natal


Os 25 novos pilotos de caça da FAB, que passam por treinamento no Esquadrão Joker (2º/5º GAv) concluem, até o final do mês de novembro, a fase avançada do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA).

A formação é coordenada pela Primeira Força Aérea (I FAE) e na atual etapa de formação, os futuros pilotos utilizam a aeronave A-29 Super Tucano como plataforma de emprego armado. Os tenentes recebem instruções de emprego ar-solo, ar-ar, instruções de combate aéreo, escolta e reconhecimento armado, entre outras. A última etapa é o emprego de armamento real. O curso é considerado um dos mais avançados do país, onde os alunos além de uma jornada intensa de voos, dividem as atividades com estudos teóricos.

Após formados os aviadores serão enviados para as alas operacionais da aviação de caça do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, sediados em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS).

De acordo com o Comandante do Esquadrão Joker, Tenente-Coronel Rômulo Coutinho Lucas, os pilotos saem preparados para cumprir a missão da aviação de caça da FAB. “Aqui eles têm contato com todas as missões que vão desempenhar nos esquadrões operacionais. E, também, desenvolvem diversas habilidades, entre elas, o autocontrole e o autoconhecimento. Isso eles vão aplicar durante toda sua vida operacional”, acrescenta. 

Redação
Publicado em 20/10/2015, às 16h00 - Atualizado às 17h06


Mais Notícias