AERO Magazine
Busca

V-280 Valor emprega conceito tiltrotor

Futuro helicóptero do exército dos EUA terá o dobro da velocidade dos modelos atuais

Substituto dos Black Hawk realiza primeiro voo de cruzeiro e avança na campanha de ensaios em voo


Um dos candidatos para substituir os famosos UH-60 Black Hawk estabeleceu um marco na semana passada ao voar em modo cruzeiro pela primeira vez. O tiltrotor V-280 Valor realizou um voo horizontal, como uma aeronave de asa fixa, o que confere uma velocidade superior aos helicópteros convencionais.

No modo cruzeiro a aeronave faz a rotação dos motores para o deslocamento horizontal. O V-280 Valor atingiu uma velocidade de 190 nós durante os ensaios, o equivalente a maioria dos helicópteros atuais. Todavia, o projeto prevê uma velocidade de cruzeiro de 280 nós, quase o dobro dos atuais Black Hawk. Sob muitos aspectos, o Valor deve superar o Black Hawk, incluindo o dobro da capacidade de carga e um alcance de combate entre 500 e 800 nm, quase 50% maior que do Black Hawk.

O programa Valor está sendo desenvolvido para o exército dos Estados Unidos como um helicóptero multifunção, capaz de realizar missões de transporte de tropa, resgate e ataque. Embora o modelo de ensaios não seja o definitivo, é provável que a versão final seja muito semelhante ao atual, enquanto a versão de ataque poderá receber um canhão no nariz e pontos duros para lançamento de foguetes e mísseis.

Desde seu primeiro voo em dezembro de 2017, o Valor acumula 27 horas de voo, com mais de 90 horas girando os rotores em terra e no ar.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 18/05/2018, às 13h00 - Atualizado às 13h49


Mais Notícias