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Assento ejetável

Força Aérea dos Estados Unidos cancela restrições de peso para pilotos de F-35A

Com a medida, ela vai desistir da qualificação do assento ejetável Aces 5


A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) eliminou as restrições impostas aos pilotos leves de F-35A e não vai mais procurar a qualificação do assento ejetável Aces 5 da United Technologies. Foi uma vitória para o modelo US16E da Martin-Baker, utilizado agora em todas as variantes do Lockheed Martin F-35 Lightning II.

A USAF decidiu suspender as restrições de voo em 15 de maio após o desenvolvimento e teste de modificações introduzidas no assento US-16E – incluindo alguns ajustes para pilotos de menor peso e um novo painel para o apoio da cabeça. As mudanças também incluíram os capacetes da Rockwell Collins, para reduzir seu peso.

Nenhum piloto com peso inferior a 62 kg foi admitido para  programas de treinamento desde 2015, quando testes revelaram níveis inaceitáveis de risco de lesões na cabeça e no pescoço para pilotos mais leves.

Com as modificações, o risco foi eliminado nas ejeções a baixa ou alta velocidade, tornando a operação em jatos F-35A “uma das mais seguras de todo o inventário da USAF”. O jato pode acolher agora pilotos com pesos entre 45 kg e 110 kg.

Os novos capacetes, mais leves,se acham em fase de pré-produção, para uma redução de peso de 2,3 kg para 2,1 kg.

Assentos e capacetes modificados devem estar à disposição da USAF, antes do início de treinamento dos pilotos mais leves, planejado para o final de 2017.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 17/05/2017, às 12h29 - Atualizado às 13h10


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