AERO Magazine
Busca

Avaliação de riscos

Ferramenta para computador avalia riscos antes do voo

FRAT previne acidentes por perda de controle


FRAT é acrônimo de Flight Risc Assesment Tool (Ferramenta de Acesso ao Risco de Voo, em tradução livre). Trata-se de uma ferramenta para computador, que simplesmente existe para ajudar à sua segurança durante as operações de voo. O FRAT ajuda na identificação de potenciais riscos durante o planejamento de qualquer voo. 

Fatores como tipo de operação, cenário, aeronave, treinamento do piloto e experiência geral, são avaliados pelo FRAT. O que ajuda a classificar a categoria do voo como sendo de risco baixo, médio ou alto. E ainda mais importante, permite ao piloto desenvolver estratégias de mitigação dos riscos detectados – pelo menos, os mais frequentes.

O formato do FRAT é bastante simples: na versão FAA, pilotos VFR avaliam quais das 20 condições (voo, piloto, e aeronave) se aplicam ao voo em questão. Pilotos IFR têm 22 condições para a revisão. Cada condição tem seu valor numérico obtido por um simples clique na caixa YES próxima à respectiva condição. O valor total corresponde a uma carta de “matriz de risco.

Caso o piloto não “se sinta à vontade com o grau de risco identificado, pode mitigá-lo, fazendo um ajuste nas condições, para melhorá-las para um voo seguro.  

Acidentes por LOC (Perda de Controle) ocorrem pelo desvio não-intencional do avião do regime de voo controlado, fora do “envelope” normal, o que pode, muito rapidamente, evoluir em um estol ou parafuso. Quase sempre, o fenômeno colhe o piloto de surpresa.  

Os fatores contribuintes podem incluir :

  • Erro de julgamento ou de decisão;
  • Falha em reconhecer um estol aerodinâmico ou parafuso e neutralizá-los;
  • Falha intencional em obedecer aos regulamentos;
  • Falha em manter a velocidade;
  • Falha em obedecer os procedimentos;
  • Inexperiência ou falta de competência do piloto;
  • Uso de medicações proibidas, drogas ou álcool.

 A campanha #Fly Safe da FAA pode ser acompanhada no Twitter, Facebook e Instagram

Download – http://go.usa.gov/xkmjK

Ernesto Klotzel
Publicado em 21/12/2016, às 17h15 - Atualizado às 17h27


Mais Notícias